Fernando Soares Cabral Monteiro nasceu em 1928, na freguesia da Vitória, no Porto. Licenciado em Direito e diplomado em Ciências Pedagógicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi vice-governador civil do Porto, entre 1974 e 1976. Após o 25 de Abril integra o núcleo fundador do PPD, com Francisco Sá Carneiro, ocupando vários cargos de representação política.
Presidente da Câmara Municipal do Porto, eleito em 1986, exerceu o mandato até finais de 1989, estando ligado, entre outros projectos, ao lançamento da Via de Cintura Interna (VCI), criação do Parque da Cidade e compra do Teatro Rivoli.
Foi ainda Vice Presidente do Futebol Clube do Porto, no mandado de Afonso Pinto de Magalhães. Foi Vice Governador Civil, no mandato de Mário de Cal Brandão. A rua que consagra o seu nome foi rasgada num novo empreendimento imobiliário, que veio ocupar o espaço onde há poucos anos laborava a Fábrica FAPOBOL. Foi ele que decidiu a compra do Teatro Rivoli, evitando que o mesmo fosse parar às mãos de interesses imobiliários. E nunca esquecer deixou os cofres da CMP cheio, que o Dr. Fernando Gomes esvaziou no seu 1º mandato. Também foi alvo de críticas.
ResponderEliminar