Nasci no Porto. Desde muito jovem percorri ruas e lugares. Frequentei pessoas e acontecimentos. Afastei-me da cidade. Voltei ao lugar onde vi a Luz. Com o passar do Tempo libertei-me de um certo bairrismo. A cidade não é minha, mas eu sou desta terra.
8.8.12
INSTITUTO NORMAL PRIMÁRIO
No prédio lá ao fundo, na rua das Oliveiras, agora (2012) já sem a sua clarabóia, é que se situava o Instituto Normal Primário do Porto. Penso que este Instituto existiu anteriormente à Escola Normal.
Gostaria que esclarecesse porque motivo afirma que era aí que funcionava o Instituto Normal Primário e porque julga que foi anterior à Escola Normal. Sou uma curiosa sobra a formação de professores e gostava de saber mais sobre esse Instituto.
Car@ Murta, Como já o disse de viva voz a alguém que questionava as minhas afirmações neste blogue, continuo a dizer que não sou um rato de biblioteca. Sou um diletante que gosta do Porto, não sou um historiador. Actualmente o meu interesse é de apresentar algumas imagens da cidade onde vivo, com frases da minha memória ou da memória dos que me são próximos. Mas vamos ao que interessa: Foi neste prédio que funcionou nos anos 30 do século XX o "Instituto Normal Primário". Como está publicado, a sua existência, num trabalho de mestrado de Maria Cristina Tavares Teles da Rocha e que pessoas que muito me são queridas me disseram que ele aí se situava. Creio que o nome da rua da Escola Normal só apareceu posteriormente. Logo, é evidente que o instituto era anterior. Também devo afirmar que este blogue espera ser interactivo! Isto é, aqueles que possuem informações complementares serão sempre bem acolhidos para deixarem aqui o que sabem. Pelo meu lado, prometo deixar mais informações pessoais da minha memória sobre certos trechos da cidade. Também fico à espera que alguém me diga cronologicamente como se passou a formação dos preofessores primários nos cinquenta primeiros anos do século XX! - é um assunto que deve dar pano para mangas...
Agradeço a sua resposta.De facto a existência do Instituto Normal Primário está apenas referenciado nessa tese. Posso dizer-lhe com segurança que não existia no século XIX, quando foi criada a Escola Normal Primária do Porto em 1882, pois não aparece na lista de colégios do Porto. Na altura, a rua que refere era Travessa da Alegria. Tenho uma hipótese sobre esse instituto, mas como não sei a data em que foi criado ou se teve sempre a mesma designação nada posso acrescentar por agora. Sobre a formação de professores primários no século XX há já vários trabalhos publicados, se está interessado, como de José Salvado Sampaio, Joaquim Ferreira Gomes, António Nóvoa, Isabel Baptista.
Gostaria que esclarecesse porque motivo afirma que era aí que funcionava o Instituto Normal Primário e porque julga que foi anterior à Escola Normal. Sou uma curiosa sobra a formação de professores e gostava de saber mais sobre esse Instituto.
ResponderEliminarCar@ Murta,
ResponderEliminarComo já o disse de viva voz a alguém que questionava as minhas afirmações neste blogue, continuo a dizer que não sou um rato de biblioteca. Sou um diletante que gosta do Porto, não sou um historiador.
Actualmente o meu interesse é de apresentar algumas imagens da cidade onde vivo, com frases da minha memória ou da memória dos que me são próximos.
Mas vamos ao que interessa:
Foi neste prédio que funcionou nos anos 30 do século XX o "Instituto Normal Primário". Como está publicado, a sua existência, num trabalho de mestrado de Maria Cristina Tavares Teles da Rocha e que pessoas que muito me são queridas me disseram que ele aí se situava.
Creio que o nome da rua da Escola Normal só apareceu posteriormente.
Logo, é evidente que o instituto era anterior.
Também devo afirmar que este blogue espera ser interactivo! Isto é, aqueles que possuem informações complementares serão sempre bem acolhidos para deixarem aqui o que sabem.
Pelo meu lado, prometo deixar mais informações pessoais da minha memória sobre certos trechos da cidade.
Também fico à espera que alguém me diga cronologicamente como se passou a formação dos preofessores primários nos cinquenta primeiros anos do século XX! - é um assunto que deve dar pano para mangas...
Agradeço a sua resposta.De facto a existência do Instituto Normal Primário está apenas referenciado nessa tese. Posso dizer-lhe com segurança que não existia no século XIX, quando foi criada a Escola Normal Primária do Porto em 1882, pois não aparece na lista de colégios do Porto.
ResponderEliminarNa altura, a rua que refere era Travessa da Alegria.
Tenho uma hipótese sobre esse instituto, mas como não sei a data em que foi criado ou se teve sempre a mesma designação nada posso acrescentar por agora.
Sobre a formação de professores primários no século XX há já vários trabalhos publicados, se está interessado, como de José Salvado Sampaio, Joaquim Ferreira Gomes, António Nóvoa, Isabel Baptista.