21.12.09

Rua de O PRIMEIRO DE JANEIRO



Esta rua tem o actual nome desde 1967, anteriormente era um troço da rua João Grave.





Estádio do Bessa

Fotografia publicada e localizada aqui





Escola Clara de Resende

Fotografia publicada e localizada aqui

Acabo de verificar que algumas das ligações já não funcionam nesta página.

Para ajudar os leitores que aqui chegam do blogue:
bidaosretalhos.blog.com/ , encontrei uma indicação sobre a Escola Clara de Resende publicada pelo IPPAR:
"
A concepção da Escola Clara de Resende é dos Arquitectos João Vasconcelos Esteves com Eduardo Valente Hilário e Luís Alçada Baptista, estes últimos na época ainda estagiários. A execução do projecto resultou de um concurso da Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário para a Escola Elementar Clara de Resende. A Junta comunicou a vitória do concurso aos arquitectos no dia 14 de Outubro de 1955. O contrato para a elaboração do projecto com Vasconcelos Esteves e o MOP no dia 29 de Fevereiro de 1956. Em 1959 é celebrada a adjudicação ao escultor Fernando Fernandes de um painel decorativo cerâmico. (...)
A construção da Escola Técnica Elementar, ETE, Clara de Resende iniciou-se em 1957 e conclui-se em 1959. Foi inaugurada em 1960. Trata-se de um conjunto escolar contemporâneo da Escola do Cedro em Vila Nova de Gaia (1957-1961) de Fernando Távora. Claramente estes edifícios escolares da autoria de uma nova geração de arquitectos são pautados por um novo conceito de espaço, do papel preponderante atribuído à luz, apostam num novo ordenamento de volumes, no gosto pelas linhas modernas e funcionais e introdução do papel do design numa clara renovação da arquitectura tradicional versus arquitectura moderna internacional.
A Escola Clara de Resende é assim um exemplar dos edifícios do movimento moderno construído no norte de Portugal por uma equipa de arquitectos lisboetas. Reúne uma grande racionalidade na distribuição funcional, por zonas bem definidas, apostando num internacional depuramento formal, no uso dos materiais (...)."



Sobre "O Primeiro de Janeiro":

"O Primeiro de Janeiro é um jornal diário que se publica na cidade do Porto desde 1868. A publicação deve o seu título às manifestações da "Janeirinha", que em 1 de Janeiro de 1868 iniciaram o processo que levou ao fim da Regeneração."
Publicado na Wikipédia

Pode ler mais sobre este jornal no: Observatório da Imprensa


Pode saber mais sobre a Escola Secundária Clara de Resende aqui: http://pwp.netcabo.pt/esclara/index.html (link inexistente)

3 comentários:

Mariana disse...

Muito obrigada pelas dicas :-)

Danilo disse...

Teo,meu nome é Danilo,sou neto de um português de 96 anos que viveu muito anos na rua da formiga e na rua da infantaria 17, em portugal, moramos no Brasil e ele sempre recorda destas ruas, gostaria de mostrar algumas fotos destas ruas, vc tem em seu blogg?? abraço, Danilo Marujo : danilomarujo@gmail.com

No universo sempre estarei! disse...

Belas imágens... espero um dia poder desfrutar pessoalmente deste lugar. Valeu obrigado