5.12.07

Rua DORDIO GOMES


Fresco de Dordio Gomes no Palácio de Justiça do Porto

Tem o nome actual desde 1991.
A rua Dordio Gomes está integrada num conjunto habitacional chamado Cooperativa de Aldoar. O projecto do arquitecto Manuel Correia Fernandes data de 1979. 



Breve biografia de Dordio Gomes / 1890-1976

Natural de Arraiolos, Simão César Dordio Gomes estuda na Escola de Belas-Artes de Lisboa, a partir dos 12 anos, tendo como mestre mais marcante Veloso Salgado. É bolseiro em Paris em 1910 e, novamente, em 1921; esta última estadia (permite-lhe percorrer a Suíça, a Bélgica, a Holanda e a Espanha) é decisiva na sua obra, imprimindo-lhe um cunho moderno. É desta altura que data uma das suas obras mais célebres, presente na colecção do Museu: Casas de Malakoff.
Dordio Gomes é um dos 5 Independentes, grupo de pintores e escultores -residentes em França -, que, em 1923, expõem na SNBA, declarando-se «independentes de tudo e de todos». A exposição abana o meio artístico, sendo considerada «a primeira manifestação modernista dos anos 20».

É professor da Escola de Belas-Artes do Porto, entre 1933 e 1960: determinante para a renovação do ensino, formando uma geração de artistas modernos que se destacam nas décadas seguintes. A vinda para o Porto, marca uma nova fase na sua obra: abandona a luminosidade agressiva e contrastante, com que pintava a paisagem alentejana (viveu seis anos no Alentejo, quando regressou de Paris), e utiliza uma outra, mais suave, difusa, com que expressa o Rio Douro (o seu tema predilecto).
Entre as muitas exposições em que participou no país e no estrangeiro, destacam-se as Bienais de Veneza, em 1950, e de S. Paulo, em 1951, 53 e 55. Recebe os prémios Columbano, António Carneiro e o da I Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian e Nacional de Arte (1ºprémio).


1 comentário:

j*o*a*n*i*n*h*a* disse...

a paixão pela nossa cidade faz com que todos estejam unidos.
e daí vem a força que possamos ter na sociedade.
assim aproveito para dar uma palavra de força para a continuidade deste bolg e aproveitar para divulgar um que está a nascer contando que aqui neste espaço também possa ser divulgado
http://invicta-criativa.blogs.sapo.pt/