8.2.12

Rua RUI BARBOSA

010212

Rui Barbosa! Logo nome de rua virada para o Atlântico. Comecei a pensar que deveria ser algum navegador, geógrafo, conquistador de Brasis ou de terras de além mar - justa e compreensível homenagem. 

Busca do homem que deu o nome à rua.

Claro a página dedicada da Cãmara, e aí, surpresa, um brasileiro que transitou do século XIX para o século XX.

Eis o que nos é relatado oficialmente: "Rui Barbosa, advogado, jornalista, jurista, político, diplomata, ensaísta e orador, nasceu em Salvador, BA, em 5 de novembro de 1849, e faleceu em Petrópolis, RJ, em 1o de março de 1923.( Arquivo da Toponímia )".

Cá para mim, pensei que era magro, mesmo muito magro, que deveria haver algo de mais importante que não teria sido relatado por falta de espaço. Pesquisa rápida naquela coisa que procura coisas e factos na internet, e, logo a primeira linha me sugere a Wikipédia.

Eis o que nos diz a Wikipédia:
"Ruy Barbosa de Oliveira[1] (Salvador, 5 de novembro de 1849 — Petrópolis, 1 de março de 1923) foi um jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro.
...
Um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo, foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Morais. Ruy Barbosa atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais. Primeiro Ministro da Fazenda do novo regime, marcou sua breve e discutida gestão pelas reformas modernizadoras da economia. Destacou-se, também, como jornalista e advogado." 

Antes do mais o senhor era Ruy e não Rui. E indicar que tinha tido um papel importante na implantação da República no Brasil não ocupa assim tanto espaço.



Sem comentários: