Esta rua também se situa naquele bairro da cooperativa de "O Lar Familiar" na freguesia de Lordelo cuja traça é do arquitecto Mário Bonito. A notar que os nomes atribuídos a estas ruas referem-se a personalidades ligadas ao meio musical portuense. Não sei se já alguém se lembrou de lhe atribuir o nome de "Bairro da Música".
Nasci no Porto. Desde muito jovem percorri ruas e lugares. Frequentei pessoas e acontecimentos. Afastei-me da cidade. Voltei ao lugar onde vi a Luz. Com o passar do Tempo libertei-me de um certo bairrismo. A cidade não é minha, mas eu sou desta terra.
31.8.12
Rua DR. AIRES BORGES
Libellés :
arquitectura sec. XX,
Arte Pública,
artistas e escritores,
Freguesia: Lordelo do Ouro,
Rota das Artes
Localização :
Rua Doutor Aires Borges, 4440-452 Porto, Portugal
Rua PROFESSOR LUÍS COSTA
Esta rua também se situa naquele bairro da cooperativa de "O Lar Familiar" na freguesia de Lordelo cuja traça é do arquitecto Mário Bonito. A notar que os nomes atribuídos a estas ruas referem-se a personalidades ligadas ao meio musical portuense. Não sei se já alguém se lembrou de lhe atribuir o nome de "Bairro da Música".
Localização :
Rua Professor Luís Costa, 4440-452 Porto, Portugal
30.8.12
Ruralidade nas ruas da cidade
21.8.12
Rua ANTÓNIO ARROIO
Foi necessário passar ali em Lordelo no bairro da Cooperativa O Lar Familiar para ficar a saber que o António Arroio tinha nascido no Porto. Sim, aquele mesmo que deu nome a uma Escola em Lisboa. Pois é, passeando nas ruas também vamos aprendendo coisas novas e relembrando outras que já tínhamos esquecido.
Notas:
António José Arroio nasceu na cidade do Porto, no seio de uma família ligada ao meio artístico, filho do compositor e músico espanhol José Francisco Arroio, primeiro director do Teatro de São João, do Porto, e irmão do conhecido político João Marcelino Arroio e de José Diogo Arroio, este também músico e cantor, doutorado em Química pela Universidade de Coimbra, político e professor catedrático de Química Inorgânica e director da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
António Arroio concluiu em 1878 o curso de Engenharia na Academia Politécnica do Porto. Terminado o curso, empregou-se nas obras de construção dos caminhos-de-ferro da Beira Baixa, da Beira Alta, do Sul e do Sudoeste. Transitou depois para o Ministério das Obras Públicas, no qual, entre 1881 e 1890, foi encarregado dos serviços de inspecção e recepção de material adquirido no estrangeiro. Durante este período viajou por várias cidades europeias e fixou durante vários anos residência em Bruxelas.
Em 1890 foi nomeado inspector do Ensino Elementar Industrial e Comercial, cargo que manteve até 1926. Passou então a interessar-se pelo ensino comercial e industrial e em particular pelo ensino das artes e ofícios. Foi sócio fundador da Liga de Educação Nacional. Foi eleito deputado às Cortes pelo círculo de Paredes na lista do Partido Regenerador em 1890.
Após a implantação da República, foi autor de uma das propostas rejeitadas para a nova bandeira nacional.
Em 1926 foi nomeado vogal do Conselho Superior de Obras Públicas, cargo que exerceu até à sua aposentação em 1928.
Foi vogal da Comissão Portuguesa na Exposição Universal de 1900, realizada em Paris, e para além da sua actividade como engenheiro, manteve intensa actividade como conferencista e como crítico de arte, dedicando-se a géneros tão distintos como a música, a literatura, a pintura e a escultura.
Quando António Arroio faleceu em 1934, foi atribuído o seu nome à então recém-criada Escola Industrial António Arroio de Artes Aplicadas.>
Publicado na Wikipédia
Localização :
Rua António Arroio, 4440-452 Porto, Portugal
20.8.12
Estátua de Arthur Wellesley
Arthur Wellesley mais tarde ficou conhecido como Wellington ou primeiro Duque de Wellington. Foi também Conde de Vimeiro, Marquês de Torres Vedras e Duque de Vitória.
Os leitores que se interessarem pelo Duque de Wellington e pela sua biografia podem consultar a Wikipédia, que na versão em língua inglesa fornece muita informação.
Mas porque pespegaram o busto do Conde do Vimeiro virado ali para o Hospital de S. António? Será que o Hospital já existia na altura? Ainda por cima um busto tão pequenino naquele descampado granítico? As más-línguas talvez me venham dizer que ele também tinha ficado alojado no Hotel do Louvre que era de uma senhora que tinha ido ao Brasil reclamar uma dívida ou inventem que o facto de estar o busto mesmo em frente ao número 5 da rua do Rosário era para, simbólicamente, arranjar um porteiro para o Cineclube do Porto.
Vou ficar à espera de mais uma explicação para a escolha da sua localização.
Libellés :
Freguesia: Miragaia
Localização :
Rua do Rosário 5, 4440-452 Porto, Portugal
16.8.12
Para memória futura
Libellés :
arquitectura sec. XX,
Arte Pública,
Freguesia: Cedofeita,
gastronomia,
Imagens e Lugares do Porto,
para memória futura,
Rota das Artes,
urbanismo
Localização :
Praça Bom Sucesso, 4440-452 Porto, Portugal
Hazul na rua da Boavista
Libellés :
Freguesia: Cedofeita,
Imagens e Lugares do Porto
Localização :
Rua da Boavista, 4440-452 Porto, Portugal
15.8.12
Rua COELHO NETO
Esta rua da freguesia do Bonfim já se chamou Rua das Ladras e, posteriormente, Rua do Poço das Patas até 1935.
O homem a quem foi atribído o nome desta rua foi: Henrique Maximiano Coelho Neto (Caxias, 21 de fevereiro de 1864 — Rio de Janeiro, 28 de novembro de 1934) foi um escritor (cronista, folclorista, romancista, crítico e teatrólogo), político e professor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras.
Pode saber mais na Wikipédia.
Libellés :
artistas e escritores,
Freguesia: Bonfim
Localização :
Rua de Coelho Neto, 4440-452 Porto, Portugal
8.8.12
INSTITUTO NORMAL PRIMÁRIO
No prédio lá ao fundo, na rua das Oliveiras, agora (2012) já sem a sua clarabóia, é que se situava o Instituto Normal Primário do Porto. Penso que este Instituto existiu anteriormente à Escola Normal.
Libellés :
escolas,
Freguesia: Vitória,
Imagens e Lugares do Porto
Localização :
Rua Oliveiras, 4440-452 Porto, Portugal
2.8.12
Barbearia
(imagem da barbearia da esquina da rua da Alegria com a rua Firmeza)
Libellés :
para memória futura,
profissões
Localização :
Rua da Firmeza, 4440-452 Porto, Portugal
Fábrica de Tecidos de Seda (fundada em 1855)
O que resta dos azulejos da fachada desta fábrica da rua da Alegria estão agora na entrada de um centro comercial que se encontra no mesmo local. A lembrar aos leitores mais jovens que ainda na primeira metade do século XX existiam muitas indústrias nesta rua. Alguns edifícios ainda subsistem, outros já desapareceram completamente.
Subscrever:
Mensagens (Atom)