13.11.12

Creche de Cedofeita

241112


A Creche de Cedofeita foi inaugurada a 24 de Novembro de 1891 pelo bispo do Porto (Cardeal D. Américo), pela rainha e o rei, assim como por João Franco, na altura presidente do Conselho de Ministros, e o prior da Colegiada de Cedofeita.

O arquitecto António de Fontes Soares e os engenheiros Augusto César Justino Teixeira e João Carlos Almeida Machado ofereceram gratuitamente o seu trabalho.

A creche situava-se na esquina da rua da Igreja de Cedofeita com a rua da Carvalhosa. A sua origem está intimamente ligada à Paróquia e à Colegiada. Após a implantação da República a creche passou a ser Bem Nacional e só foi de novo integrada aos bens da Igreja em 1969 quando foi integrada no Centro Social Paroquial.

Coincidências? 
A creche foi inaugurada cerca de 10 meses após a revolta do 31 de Janeiro na nossa cidade - talvez por isso tanto aparato na cerimónia.
Em Novembro de 1891 Aníbal Augusto Cardoso Fernandes Leite da Cunha, que tinha participado como sargento no levantamento militar do Porto, já estava no exílio e estava muito longe de imaginar que um dia viria aquela rua da Carvalhosa tomasse o seu nome.

251112

Sem comentários: