11.6.13

ESCOLA JOÃO DE DEUS


2013_113

Sobre João de Deus (de Nogueira Ramos):
"João de Deus de Nogueira Ramos (São Bartolomeu de Messines, 8 de Março de 1830 — Lisboa, 11 de Janeiro de 1896), mais conhecido por João de Deus, foi um eminente poeta lírico, considerado à época o primeiro do seu tempo, e o proponente de um método de ensino da leitura, assente numa Cartilha Maternal por ele escrita, que teve grande aceitação popular, sendo ainda utilizado. Gozou de extraordinária popularidade, foi quase um culto, sendo ainda em vida objecto das mais variadas homenagens e, aquando da sua morte, sepultado no Panteão Nacional. Foi considerado o poeta do amor."

Para continuar a conhecer a sua biografia pode fazê-lo aqui.

Os alunos desta escola contam assim a sua história:

"HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA

A nossa escola chama-se João de Deus e situa-se na freguesia de Ramalde, perto da Avenida da Boavista. 

É uma escola nova, tem um recreio grande e oito salas de aula.

A escola João de Deus foi inaugurada a 11 de Outubro de 1991.

Sabem porque foi construída a escola João de Deus ?

Porque a escola Belos Ares já era velha e não tinha espaço para tantas crianças.

A escola  Belos Ares era constituída  por dois edifícios, um na rua João de Deus e outro  na rua Belos Ares.

O da rua João de Deus tinha 3 salas de aula e no 2º piso funcionava a Delegação Escolar  e na rua Belos Ares tinha 3 salas grandes.

Até 1974, o edifício da Rua Belos Ares era o edifício onde as meninas tinham aulas e o edifício da Rua João de Deus era onde os meninos tinham aulas, separadamente das meninas.

Entre 1974 e 1991, a escola tinha 270 crianças e 12 professores.

Os horários eram em regime normal - das 9 horas às 12 horas, recomeço às 14 horas e final às 16 horas.

Quando se construiu a escola João de Deus, a escola antiga da rua João de Deus não ficou logo a ser uma escola de música como é agora. A escola velha da rua Belos Ares ficou a ser a Delegação Escolar, mas já acabou.

A nova escola João de Deus tem uma cantina grande, com muitas mesas e comida saborosa; uma biblioteca com computadores ligados à Internet; uma secretaria para quando houver qualquer problema com a escola, quando for preciso ir buscar os livros ou para pagar a refeição da cantina; uma sala de professores onde os professores lancham e fazem discussões; uma sala de apoio para os meninos que têm dificuldades em aprender; um gabinete para o director e para os vice-directores discutirem os problemas da escola; uma enfermaria para os meninos magoados e duas casas de banho para rapazes e raparigas.

Nos primeiros anos, depois de ser inaugurada a escola tinha 8 turmas, cerca de 200 alunos e funcionava em regime normal.

Quanto ao recreio, na nossa opinião, devia ter grades à volta da árvore centenária. Apesar de ter redes à volta da escola devia ter muros à volta do campo de Basquete, onde nós jogamos futebol.

A escola tem empregadas que gostam de nós.

As salas de aula estão decoradas com o nosso trabalho.

Há mais ou menos 30 professores e 400 crianças.


No próximo ano já não estaremos nesta escola, mas gostámos de estar estes 4 anos na escola João de Deus."


Sem comentários: