Breve nota biográfica
Antão de Almeida Garrett nasceu no Porto em 29 de março de 1896. Era filho de Francisco Xavier de Almeida Garrett, funcionário da Direção-geral dos Caminhos de Ferro do Minho e do Douro e poeta, e de D. Maria Margarida Amália da Costa e Almeida de Oliveira Maia, filha do advogado e político Delfim Maia, e neto, por via paterna, de Tomás de Aquino de Almeida Garrett e de D. Luísa Antónia Patrício Botelho de Lacerda Bacelar. Entre os seus nove irmãos destacaram-se o professor e médico António de Almeida Garrett (1884-1961) e o capitão de mar e 2.º visconde de Almeida Garrett, Tomás de Aquino de Almeida Garrett (1883-1929).
Integrou o Exército durante a frequência do curso de Engenharia Civil na Faculdade Técnica da Universidade do Porto, distinguindo-se como oficial do Corpo Expedicionário Português na I Guerra Mundial (1914-1918).
De volta ao Porto, concluiu a licenciatura na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e começou a lecionar nessa faculdade. A 19 de julho de 1930 tomou posse como assistente do 1.º grupo - Construções Civis - e a 8 de setembro de 1934 assumiu funções como professor catedrático do mesmo grupo.
A 10 de maio de 1943 doutorou-se em Engenharia na mesma Faculdade, onde desempenhou também as funções de secretário, de diretor (tomada de posse em 1946), de bibliotecário (tomada de posse em 1950), de diretor do Museu e Gabinete de Materiais e Construções Civis e do Centro de Estudos de Engenharia Civil e de delegado dos professores catedráticos ao Senado da Universidade.
Em 1954, durante a abertura solene das aulas na Universidade do Porto, proferiu a oração de sapiência intitulada A Universidade, a urbanização e a cidade do Porto. Em 1960, associou-se às Comemorações Henriquinas da Universidade do Porto proferindo uma conferência sobre O Manuelino e os Descobrimentos.
A par da docência publicou obras sobre urbanismo e produziu trabalhos nas áreas da engenharia civil e do urbanismo - o Plano Regulador da Cidade do Porto (1947-1952), o Anteplano da Região do Porto (1952), o Plano Regulador da Cidade de Coimbra (1955).
Ficaram por concluir os estudos preliminares do planeamento urbanístico da Região Noroeste.
Foi membro do Conselho Superior das Obras Públicas e condecorado com diversas distinções militares.
Faleceu em 1961.
Sem comentários:
Enviar um comentário