14.8.07

Rua ARQUITECTO MARQUES DA SILVA


O arquitecto JOSÉ MARQUES DA SILVA nasceu em Barcelos em 1869, fez o curso na Academia Portuense de Belas-Artes e daqui seguiu para Paris, onde alcançou o seu diploma de bom artista, trabalhos seus, foram premiados nas Exposições de Paris (1900) e do Rio de Janeiro (1908). Regressando ao Porto, foi nomeado, em 1907, professor de arquitectura na Escola de Belas-Artes do Porto, sendo seu director em 1913.
Sócio de várias Academias, condecorado com a Ordem de Santiago, entre os projectos seus que tiveram o 1º prémio contam-se o da Guerra Peninsular, o do Marquês de Pombal, o do bispo D.António Barroso, em Barcelos; fez os projectos e construiu o edifício da sociedade Martins Sarmento,em Guimarães, o teatro de S. João, no Porto a estação central dos Caminhos-de-Ferro desta cidade, e ainda os Liceus Alexandre Herculano e Rodrigues de Freitas, a inacabada igreja nova de Cedofeita, os templos de S. Torcato e da Penha, em Guimarães, e vários edifícios particulares.

Morreu com 78 anos em 5 de Junho de 1947.

Pode ler mais na Wikipédia.

Os prédios existentes entre os número 193 e 259, também conhecidos por "Casas José Lourenço da Silva" foram projectados pelo arquitecto Januário Godinho em 1935.

Já se chamou Rua da Friagem.

Sem comentários: