22.6.11

Praça TEIXEIRA LOPES

010611


Parei! Olhei para a placa. Pensei, quase tive que usar uma calculadora para tentar adivinhar se era o pai ou o filho. Eu até sei umas coisas sobre os dois escultores, sobre a fábrica de cerâmica das Devesas, etc. Mas assim de chofre? Ou lhe punham, entre parentesis, PAI ou FILHO, ou então: Joaquim ou António! Daria assim tanto trabalho aos senhores que fizeram as placas? Ainda me lembro das antigas de plástico piroso que só indicavam o nome! 

Eu não me passeio pela cidade com a minha biblioteca nem tenho um daqueles maravilhosos engenhos do tamanho de um telemóvel que permitem o acesso à Internet!

Felizmente que o site da Câmara nos diz que é o António (eu preferia que fosse o Joaquim, mais presente na cidade).

Aqui vai o que nos diz a página da Toponimia da C. M. P.:
"Historial
Filho de outro artista - José Joaquim Teixeira Lopes - António Teixeira Lopes nasceu a 27 de Outubro de 1866, em V.N.Gaia, e faleceu em S. Mamede de Riba Tua (onde está sepultado) a 21 de Junho de 1942. Escultor. ( Arquivo da Toponímia )"

Se quiserem saber mais sobre ele também estarão mais bem servidos na Wikipédia. Aí ficarão a saber igualmente que Ribatua se escreve numa só palavra e que Ribatua também é uma freguesia do concelho de Alijó. 

2 comentários:

Prof. Kandonga disse...

As placas antigas seriam de 'plástico piroso' mas liam-se bem! Estas, de um tom de verde duvidoso, só as lê bem o automobilista que saia do carro! Seja como for, o seu trabalho de levantamento fotográfico é de louvar...

T D disse...

Caro Prof.,
Não ponho em causa o saber e a arte do Armando Alves, não gosto nem nunca gostei da nova sinalética das placas toponómicas.
Não estou de acordo consigo quanto ao plástico piroso, existe outro tipo de materiais para o efeito - eram um simples exercício de mau gosto da parte de um desconhecido "gestor municipal" que penso que não ficará na História do burgo.
Penso as actuais placas verdes já devem pertencer a uma segunda geração pois as primeiras eram realmente ilisíveis.
Agradeço o seu comentário assim como o "louvor".