20.8.12

Estátua de Arthur Wellesley

070812



Arthur Wellesley mais tarde ficou conhecido como Wellington ou primeiro Duque de Wellington. Foi também Conde de Vimeiro, Marquês de Torres Vedras e Duque de Vitória.
Os leitores que se interessarem pelo Duque de Wellington e pela sua biografia podem consultar a Wikipédia, que na versão em língua inglesa fornece muita informação.


O sítio escolhido para colocar a estátua do inglês que contribuiu para a derrota das tropas napoleónicas na Península Ibérica, a meu ver não é o mais adequado. Tenho sempre dificuldade em imaginar certos lugares da cidade há um século atrás. 

Mas porque pespegaram o busto do Conde do Vimeiro virado ali para o Hospital de S. António? Será que o Hospital já existia na altura? Ainda por cima um busto tão pequenino naquele descampado granítico? As más-línguas talvez me venham dizer que ele também tinha ficado alojado no Hotel do Louvre que era de uma senhora que tinha ido ao Brasil reclamar uma dívida ou inventem que o facto de estar o busto mesmo em frente ao número 5 da rua do Rosário era para, simbólicamente, arranjar um porteiro para o Cineclube do Porto.

Vou ficar à espera de mais uma explicação para a escolha da sua localização.


1 comentário:

António Laúndes disse...

No mínimo o busto ali devia ser giratório para uma vez olhar para hospital, outra para o Rosário (que é bem mais longo que o terço)... enfim, podiam promovê-lo a sinaleiro. Espero que os cãesinhos que por ali passem prefiram assinalar a sua passagem no pedestal e assim não mijem nas arvorezinhas que ali crescem... Já sei, como nos querem tratar da saúde , puseram ali a coisa para nos porem a exercitar o pensar !...