8.8.12

INSTITUTO NORMAL PRIMÁRIO


030812

No prédio lá ao fundo, na rua das Oliveiras, agora (2012) já sem a sua clarabóia, é que se situava o Instituto Normal Primário do Porto. Penso que este Instituto existiu anteriormente à Escola Normal.


3 comentários:

Murta disse...

Gostaria que esclarecesse porque motivo afirma que era aí que funcionava o Instituto Normal Primário e porque julga que foi anterior à Escola Normal. Sou uma curiosa sobra a formação de professores e gostava de saber mais sobre esse Instituto.

T D disse...

Car@ Murta,
Como já o disse de viva voz a alguém que questionava as minhas afirmações neste blogue, continuo a dizer que não sou um rato de biblioteca. Sou um diletante que gosta do Porto, não sou um historiador.
Actualmente o meu interesse é de apresentar algumas imagens da cidade onde vivo, com frases da minha memória ou da memória dos que me são próximos.
Mas vamos ao que interessa:
Foi neste prédio que funcionou nos anos 30 do século XX o "Instituto Normal Primário". Como está publicado, a sua existência, num trabalho de mestrado de Maria Cristina Tavares Teles da Rocha e que pessoas que muito me são queridas me disseram que ele aí se situava.
Creio que o nome da rua da Escola Normal só apareceu posteriormente.
Logo, é evidente que o instituto era anterior.
Também devo afirmar que este blogue espera ser interactivo! Isto é, aqueles que possuem informações complementares serão sempre bem acolhidos para deixarem aqui o que sabem.
Pelo meu lado, prometo deixar mais informações pessoais da minha memória sobre certos trechos da cidade.
Também fico à espera que alguém me diga cronologicamente como se passou a formação dos preofessores primários nos cinquenta primeiros anos do século XX! - é um assunto que deve dar pano para mangas...

Murta disse...

Agradeço a sua resposta.De facto a existência do Instituto Normal Primário está apenas referenciado nessa tese. Posso dizer-lhe com segurança que não existia no século XIX, quando foi criada a Escola Normal Primária do Porto em 1882, pois não aparece na lista de colégios do Porto.
Na altura, a rua que refere era Travessa da Alegria.
Tenho uma hipótese sobre esse instituto, mas como não sei a data em que foi criado ou se teve sempre a mesma designação nada posso acrescentar por agora.
Sobre a formação de professores primários no século XX há já vários trabalhos publicados, se está interessado, como de José Salvado Sampaio, Joaquim Ferreira Gomes, António Nóvoa, Isabel Baptista.