7.2.14

Fábrica Social

2014_011


2014_012


A Fábrica, ou a antiga Fábrica Social, fica situada na rua que tem o seu nome. lá bem em cima no Alto da Fontinha. 

Ao que nos disseram foi, no início, uma fábrica de chapéus. Também tomou o nome de "Real Fábrica Social" após a visita que o rei Manuel II  fez à cidade em Novembro de 1908. 

Podemos notar à sua volta um bairro para operários cujas casas possuíam um pequeno quintal para produção de frutas e legumes.

A Fábrica foi fundada em 1842 e foi uma das três últimas fábricas de chapéus do Porto e chegou a funcionar graças ao trabalho cerca de 200 assalariados. As outras duas últimas fábricas de chapéus que existiam na cidade eram a Costa Braga (fundada em 1866) - situada na rua da Firmeza onde hoje se encontra a escola de Hotelaria e uma outra na rua dos Bragas. Quando os homens começaram a andar sem chapéu, período anterior à 2ª Guerra Mundial, acabaram as fábricas de chapéus na cidade.

Os locais fabris ainda se mantiveram activos, por alguns anos, graças à produção de plásticos e posteriormente de "canelas" para fios. 

A actividade fabril termina em 1986.

José Rodrigues (Luanda, 21/10/1936) ali instala os seus locais de trabalho. Anos mais tarde compra o conjunto dos locais e transforma-os para acolher a Fundação com o seu nome em 2009.

Actualmente, para além da própria fundação e do atelier do escultor, os locais acolhem igualmente espaços de criação artística e criativa. Entre eles: Escultora Ana Carvalho, Visões Úteis, Professional Ballet School of Porto, pode ver mais aqui: http://fejoserodrigues.pt/espacos.html



2013_340



2014_002


2014_042


Saiba mais sobre coisas e loisas da cidade no grupo do facebook dedicado às Ruas da Minha Terra.



Complemento de informação (março de 2014): A "Fábrica Social de Jacinto José Gonçalves" começou a sua actividade em 1852 no Alto da Fontinha. A certa altura esta fábrica chegou a ter o estatuto de "previlegiada", isto é, o de gozar de isenção fiscal relativa a matérias-primas importadas.




Sem comentários: