6.5.14

Fotografia Alvão

2014_062



Domingos Alvão foi um fotógrafo do Porto. Aqui nasceu em 1872 e aqui veio a falecer em 1946.


Num sombrio portal da rua de Santa Catarina ainda encontramos uma loja, estúdio já rendido à prática digital. Parece que o mesmo não aconteceu com o Gualtieri.


Não me vou alongar sobre a actividade deste fotógrafo que registou imensas imagens da cidade e da região. Muita coisa já está mais do que publicada em papel e não só. A leitura atentiva merece tempo e pode esclarecer-nos sobre décadas da nossa história. Talvez eu esteja a pedir demais, mas gostaria de encontrar pelo menos um dos albuns comentado por um contemporâneo.


Foi editor de postais ilustrados que se encontravam à venda na já desaparecida Tabacaria Africana, propriedade de um senhor que tinha a preocupação de esclarecer os eventuais compradores que os ditos postais tinham sido "Visados pela Comissão de Censura"! 


Em 1934, Domingos Alvão também teve o privilégio de ser o "fotógrafo oficial" da Exposição Colonial que durante meses atraíu multidões aos jardins do Palácio de Cristal. Ainda hoje se encontram, em casas especializadas, os postais com publicidade aos principais estabelecimentos comerciais da cidade.


Sem comentários: