7.11.14

Companhia de Seguros Tranquilidade

2014_461


Resumo histórico publicado na página da Companhia de Seguros



" 1871 Nasce no Porto a ‘Companhia de Seguros Tranquilidade Portuense – Companhia de Seguros contra Fogo’.

1918 A firma Espírito Santo e Cª é nomeada como agente da Tranquilidade para a região compreendida entre o Mondego e o Algarve.

1928 José Ribeiro Espírito Santo Silva, já então acionista maioritário, decide abrir a primeira Delegação em Lisboa, como resultado de uma nova política empresarial.

1935 A Companhia altera os seus estatutos e adota a designação “Companhia de Seguros Tranquilidade”. Diversifica a atividade, começando a explorar os Ramos Vida e Automóvel, para na década seguinte se lançar nos Acidentes de Trabalho.

1945 Início da atividade em Angola sob o regime de Agência Geral.
1948 Início da atividade em Moçambique sob o regime de Agência Geral.

1950 Abertura de uma Agência Geral em França.

1968 Inauguração da nova sede, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, que integra vários serviços entre os quais um hospital.
1975-80 A Tranquilidade é nacionalizada em Março de 1975 e em 1980 é objeto de um processo de fusão que envolve as seguradoras ‘A Nacional’ e ‘Garantia Funchalense’, dando origem à Tranquilidade Seguros, EP.

1990 A Tranquilidade regressa à iniciativa privada e ao controlo acionista do Grupo Espírito Santo.
1992 Neste ano tem início um profundo processo de reestruturação interno, no âmbito do qual a tradicional abordagem do mercado por produtos ou ramos é substituída por uma estratégia integrada de intervenção especializada nos diferentes segmentos de mercado.

1994 Início da atividade da Companhia de Seguros Tranquilidade Vida, S.A. e da Esumédica - Prestação de Cuidados Médicos, S.A.
1996 Constituição da Espírito Santo, Companhia de Seguros, S.A.

2000 A Partran, subsidiária portuguesa do Grupo Espírito Santo, passa a acionista único da Tranquilidade.

2006 No âmbito da reorganização do sector segurador do GES, a Tranquilidade reforça o seu posicionamento no negócio de seguros, afirmando-se, cada vez mais, como seguradora especialista em proteção financeira global. Retoma, por isso, a exploração direta do ramo Vida, constituindo a T-Vida, que fica com a carteira de seguros não bancários da antiga Tranquilidade Vida, que por sua vez passa a designar-se BES Vida e comercializa exclusivamente os seus produtos através dos balcões BES. A Espírito Santo Seguros altera a sua designação para BES Seguros, mantendo a atividade de seguros Não Vida para o canal bancário.
2007 Inicia o ano com uma mudança da sua imagem corporativa. Sem mudar o essencial dos seus valores e orgulhosa da sua história centenária, rejuvenesce-se e prepara-se para enfrentar os novos desafios de um mercado cada vez mais competitivo.

2008 Lançamento da seguradora direta Logo, que opera exclusivamente pelos canais telefónico e internet.
2011 Celebra 140 anos, organizando uma Exposição retrospetiva da sua atividade. "

E depois em 2014 foi o que já todos sabemos! O GES afundou-se e a Tranquilidade foi vendida a um "fundo" americano.



Para Memória Futura:


Ainda me lembro dos escritórios desta companhia se situarem na rua Cândido dos Reis aqui na cidade.


O Edifício da imagem foi projectado pelo Arquitecto José Carlos Loureiro em parceria com o Arquitecto Luís Pádua Ramos e ficou terminado em 1970.


Sem comentários: