10.8.07

rua Dr. Alves da Veiga

2006
Já foi rua das Malmerendas - no Roteiro de 1933 ainda tinha este nome. Também ainda há alguns anos a estação dos CTT nesta artéria da cidade utilizava o nome de Malmerendas.

O DR. ALVES DA VEIGA foi um categorizado revolucionário do 31 de Janeiro conjuntamente com muitos outros entre os quais Santos Cardoso, Sampaio Bruno e Basílio Teles, viveu em Paris durante muitos anos.

Alves Veiga
Augusto Manuel
Alves da Veiga



Alves da Veiga (Augusto Manuel).

-->n. [1850].
m. [1924].
Foi um dos republicanos que fizeram a revolta do Porto, em 31 de Janeiro de 1891.
Formou-se em direito na Universidade de Coimbra, no ano 1874, tendo feito o curso com a maior distinção; enquanto estudante deu sempre provas de grande inteligência e dedicação ao estudo, obtendo as classificações devidas aos seus méritos provados. Era nessa época muito dado a estudos filosóficos e metafísicos, de que é modelo um trabalho escolar, publicado quando frequentava o terceiro ano do curso; neste opúsculo mostrava-se favorável à doutrina de Kant. Foi por essa mesma ocasião que fez a sua profissão de fé republicana, tendo redigido um semanário intitulado Republica portugueza, em que também colaboraram os Sr. Magalhães Lima, Alves Morais, Lopes de Mello, Álvaro de Mendonça, Almeida Ribeiro, ainda estudantes, Manuel de Arriaga, Silva Pinto e Albano Coutinho. No começo da sua vida de estudante, redigira igualmente um periódico chamado: o Lyceu; o Dr. Alves da Veiga nasceu em Izeda, em 1850, e é filho dum abastado lavrador.
Quando deixou a Universidade, foi instalar no Porto, onde estabeleceu banca de advogado, e onde casou. 0 professorado também o atraiu; e a ele consagrou uma parte do seu tempo. Mas o que mais o entusiasmava era a propaganda republicana, à qual dedicou todos os sacrifícios. Fundou no Porto um jornal para advogar as suas ideias, com o título:
-->A Discussão, que durou pouco tempo, e nem uma hora sequer deixou de cumprir o seu dever de democrata sincero e devotado. Orador eloquente tomou parte em quase todos os comícios e reuniões que por esse tempo se realizaram no país. A sua palavra era escutada religiosamente e sempre aplaudida como a dum apóstolo. Em 1875 e 1876, quando fixou a residência no Porto, foi um dos redactores da Actualidade, jornal que se publicou pare se fundar o centro eleitoral republicano, e na lista do governo provisório figura o seu nome. Propôs se como candidato republicano pelo Porto, mas perdeu a eleição. Nessa época, além de exercer a advocacia, leccionava também particularmente algumas das matérias que constituem o curso dos liceus. Quando ardeu o teatro Baquet, em Março de 1888, o Dr. Alves da Veiga recebeu em sua case a rainha senhora D. Maria Pia, que foi ver ali uns desgraçados órfãos, que ele recolhera. Foi companheiro do Sr. Magalhães Lima numa viagem ao estrangeiro, em 1890.
Na revolta de 31 de Janeiro de 1891, de que foi uma das figuras primaciais, leu das janelas da câmara municipal a proclamação do novo governo ao povo. Tendo-se malogrado a revolução, emigrou para Paris, onde se conserva, sendo advogado dos consulados portugueses e brasileiros, continuando sempre a entregar-se aos seus estudos predilectos.



--> Transcrito por Manuel Amaral
publicado aqui

O Almanaque Republicano também publica uma interessante biografia de Alves da Veiga, pode também ler aqui.

7 comentários:

Anónimo disse...

Hola: donde podria encontrar Alves Da Veiga en França? ya mire en geneanet, y Alves dan muchos resultados, pero Alves Da Veiga no me da resultado.
Atentamente Sergio Alves Da Veiga Ramos

Anónimo disse...

desculpe chamar a atenção mas alves da veiga nasceu em izeda perto de bragança...

eu sei por que sou descendente dele...

obrigado

T D disse...

caro André da Veiga, muito obrigado pelo seu comentário.
dou a minha mão à palmatória. esta coisa de querer publicar muita coisa em pouco tempo.
mas segundo os arquivos da toponimía é isto:
< Augusto Manuel Alves da Veiga - Político e Diplomata (Mirandela n. 1850 - f.1924). Em 1874 Alves da Veiga formou-se em Direito na Universidade de Coimbra. ( Arquivo da toponímia )>
em breve publicarei uma correcção à biografia do seu antepassado.
peço desculpa do meu erro, mas como o Horácio Marçal estou pronto a reconhecê-los e a corrigi-los.

Anónimo disse...

Sobre o lugar das "Malmerendas" - que, pelo nome, não se afigura lá muito convidativo -, parece que "foi chão que deu artistas", pois lá teve Soares dos Reis o seu 1º atelier - depois de ter andado por essa Europa fora -, e na mesma rua, veio a nascer a pianista Helena sá e Costa!

ver mais em:

http://www.vidaslusofonas.pt/soares_dos_reis.htm


http://www.rtp.pt/index.php?article=216835&visual=16

Anónimo disse...

existe muita polémica sobre o sitío de nascimento de alves da veiga... ao que parece está registado em mirandela o que não faz nenhum sentido já que todos os descendentes nasceram em izeda e a família era delá...

contudo por se ter provas que nasceu em mirandela diz-se e escreve-se que nasceu em mirandela.

contudo todos os izedenzes detêm alves da veiga como um deles

obrigado

T D disse...

A Izeda o que é de Izeda!

Caro Abílio Pires,
Muito obrigado pelo seu comentário e pela precisão.
Eu bem sei como funcionava o registo no Século XIX - o registo de nascimento da minha avó materna só aparece alguns anos depois e os dados oficiais que referem o meu bisavô materno, também transmontano, mencionam Meirinhos mas não fazem qualquer referência a Mogadouro.

Anónimo disse...

Há uma pequena publicação sobre Augusto Manuel Alves da Veiga, por Raul Morais, com apoio da Junta de Freguesia de Izeda.
Essa publicação faz alusão a inauguração de um Busto do DR. Alves da Veiga em Izeda... parece bem documentado.