A Congregação foi fundada em Toro, Espanha, no dia 27 de Abril no ano de 1864, pelo sacerdote espanhol e professor catedrático Jerónimo Mariano Usera y Alarcón que viu na educação o meio por excelência de promover os valores cristãos. A partir desta data foram fundados numerosos centros educativos Amor de Deus, espalhados pela Europa, América e África, onde se formavam crianças e jovens com o objectivo de se tornarem cidadãs, mães e educadoras bem formadas “para a sociedade e para Deus”.
Em 1932, por força das circunstâncias da Guerra Civil em Espanha, a Congregação veio pela primeira vez para Portugal, para iniciar a sua actividade educativa na cidade do Porto.
As Religiosas começaram a exercer a sua missão educativa a partir do ano de 1932, primeiro no grande colégio do Porto e a seguir num Colégio sito na rua Miguel Bombarba, 149, data em que as mesmas se encarregaram da parte administrativa. A 8 de Setembro de 1933 o mesmo colégio passou a ser propriedade das Religiosas do Amor de Deus. A direcção pedagógica estava a cargo de D. Aurora da Conceição Ribeiro de Gouveia, antiga professora e proprietária deste estabelecimento, já com o nome de Nossa Senhora de Lourdes. Nestes primeiros anos, a direcção pedagógica foi partilhada com a professora Carolina Ferreira da Cunha, mais tarde irmã do Amor de Deus."
Extracto da página do Colégio
Sem comentários:
Enviar um comentário