13.12.12

Igreja de Cedofeita

261212


Nos inícios do século XX ficou decidido construir uma nova igreja paroquial de Cedofeita. O arquitecto José Marques da Silva foi convidado para elaborar o seu projecto de construção. Embora tenham sido feitas longas tentativas para o realizar, nunca foi concretizado. 
Lembro-me dos anos em que lá andei no catecismo (1) que a fachada era feiosa e que para aceder à porta principal da igreja era necessário dar a volta a uma espécie de "piscina seca" recoberta de erva. Era uma igreja sem adro!
Foram erguidas umas paredes depois da concretização da sacristia - que ainda existe - que davam corpo à futura igreja. Do desmontado convento que deu lugar à actual estação de S. Bento foram transladadas algumas pedras, algumas ainda lá jazem abandonadas junto à entrada das capelas mortuárias.
Como as obras se arriscavam de ser mais complicadas do que as de Santa Engrácia em Lisboa (penso eu) ficou decidido construir uma nova igreja.
O templo actual começou a ser projectado pelo arquitecto Eugénio Alves de Sousa em 1963 e a obra ficou concluída em 1994.



(1) A catequese passava-se num barracão ao fundo à esquerda para quem está na rua Aníbal Cunha, ainda lá hoje existem umas estranhas construções cujo uso desconheço.  


Sem comentários: