14.2.13

Rua das TÍLIAS

2013_045

Esta é a quarta vez que faço referência a este antigo bairro (também chamado de Pereiró?), aqui ficam algumas linhas sobre ele:

Bairro de moradias económicas, organizado em torno da praça onde se localiza a Escola Primária, com ruas com o nome de árvores. O bairro é constituído por 148 moradias, construídas em duas fases, que evidenciam duas categorias económicas, e definem uma hierarquização social espacial. A primeira fase, localizada no interior do rectângulo, é caracterizada por casas térreas, de construção simples, da classe A, tipo I, II, e III, geminadas duas a duas, com logradouro junto do alçado posterior, jardim junto do alçado principal, e alpendre de estrutura simples, de betão ou tijolo aparente, apresentado nalguns casos telheiro. As moradias da segunda fase, das classes B, C, e D, apresentam-se voltadas, na sua maioria, para a Avenida do Dr. Antunes Guimarães, também geminadas duas a duas, de maiores dimensões, com dois pisos, melhores materiais e acabamentos, delimitadas por muros. No interior, todas a variantes dispõem de cozinha, e casa de banho, variando esta em número, dimensão e equipamentos de acordo com as várias classes e tipologias. Na classe A, nalguns casos não dispõe de sala e noutros é comum, as classes B, C, e D, dispõe de sala de estar e sala de jantar, tendo a classe D, ainda um pequeno gabinete de estudo. O número de quartos varia de classe para classe e dentro da classe, de tipologia para tipologia, podendo ir de um a quatro nas classes A e B, e de dois a cinco nas classes C e D. Nestas últimas, pode ainda existir vestíbulo, "quarto de criada" e respectiva casa de banho. (fonte IHRU- DGEMN)

Foi o único, na cidade do Porto, a ser contemplado com duas escolas, com quatro sala de aula cada (actualmente unidas), destinadas respectivamente aos dois sexos.>

Texto publicado no Blogue "Do Porto e não só"



Sem comentários: