3.7.13

Colégio Nossa Senhora da Esperança

2013_140


(dedico a todas as "meninas da minha idade" que o frequentarame que sofreram a austeridade do antigo Colégio das meninas Orfãs).

O Colégio de Nossa Senhora da Esperança situa-se no Porto e é propriedade da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

A sua construção iniciou-se em 1724, designando-se, então, por "Recolhimento de Meninas Órfãs de Nossa Senhora da Esperança". Desde aí até à actualidade, o Colégio foi sofrendo algumas alterações, quanto aos fins que inicialmente prosseguia, sendo hoje um estabelecimento de educação e de ensino particular com os níveis de educação e de ensino constantes do seu Projecto Educativo.

É um Colégio católico, de acordo com o que estabelece o Código de Direito Canónico, propondo-se promover a educação integral dos alunos, respeitando a sua liberdade, a das famílias e a dos professores e restantes colaboradores. Está aberto, sem qualquer discriminação, a todos os que procuram a educação e o ensino nele ministrados e oferecidos, desde que adiram ao seu Projecto Educativo e aceitem os seus regulamentos.

Funciona em regime de autonomia pedagógica, para o 1.º ciclo do Ensino Básico (CEB), e de paralelismo pedagógico, para os 2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário, tendo como principais objectivos:

- Formar cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários, valorizando a dimensão humana do trabalho;

- Possibilitar aos alunos conhecimentos e saberes em diferentes domínios e em vários contextos;

- Criar aos alunos condições de modo a conseguir uma verdadeira articulação entre a Fé e a Cultura, procurando levá-los a uma plena integração nas realidades sociais de que fazem parte.

Prosseguindo o espírito da sua missão, o Colégio, que funciona em regime de contrato simples para os alunos dos Ensinos Básico e Secundário, pretende ser uma Escola de referência, pela positiva, não só no Porto, mas também em toda a sua Área Metropolitana.


Sem comentários: