Sobre o Jornal de Notícias:
« O matutino Jornal de Notícias foi fundado a 2 de junho de 1888, no Porto, e tornou-se num dos jornais de maior expansão em Portugal, especialmente a seguir à Revolução do 25 de abril de 1974. As primeiras instalações deste jornal diário ficavam situadas na Rua de D. Pedro e aglomeravam a redação, a administração, a composição e a impressão.
Quando saiu para a rua, o Jornal de Notícias, dirigido por José Diogo Arroio, tinha quatro páginas de grande formato, custava dez réis e era vendido no Porto e arredores, Lisboa e Braga. A nível de conteúdo apostava em noticiário nacional e internacional e dedicava a última página a anúncios.
A tiragem inicial do matutino portuense rondava os 7500 exemplares por edição, mas começou a subir a partir de 1890, quando fez campanha política em favor dos regenerados. Pouco depois, foi introduzida uma inovação nas páginas do jornal já que em 1891 surgiram as primeiras gravuras com retratos dos principais implicados na revolta do 31 de janeiro. Neste mesmo ano, o jornal deixou de se publicar à segunda-feira. Sete anos mais tarde, estreou a reprodução de mapas com as Antilhas e o Atlântico, a propósito da guerra hispano-americana.
O jornal, que ficou conhecido também por JN, assumiu claramente a defesa do Norte e do Porto em 1911, na época em que mudou de novo de instalações, desta vez para a Rua Elias Garcia.
O início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, levou a que durante alguns meses voltasse a haver edições à segunda-feira, mas essa medida só viria a ser adotada em definitivo já em 1936.
Entretanto, a Avenida dos Aliados passou a ser a morada do JN a partir de 1926, situação que se manteve até 1970, altura em que houve uma mudança para um edifício novo na Rua Gonçalo Cristóvão. Durante este espaço de tempo o jornal continuou a implantar-se junto do público, com o contributo de iniciativas como o concurso Quadras de São João, lançado em 1929. Numa tradição mantida ao longo de décadas, os leitores são convidados por altura das festas de São João a enviar quadras da sua autoria para o JN. Aí, são avaliadas por um júri e as melhores ganham prémios e são publicadas nas páginas do jornal.
Nos tempos da ditadura, o JN passou tempos difíceis com a censura e, em 1951, chegou a ser considerado como órgão da oposição ao regime.
Após a Revolução do 25 de abril de 1974 as vendas do jornal subiram bastante e em 1978 o JN passou a ser o jornal nacional com maior adesão.
Ao longo da sua existência a empresa do Jornal de Notícias lançou vários outros jornais, mas não os manteve por muito tempo. Assim, durante seis meses de 1945, foi publicado o vespertino A Tarde e, entre 1981 e 1984, existiu o Notícias da Tarde. O jornal desportivo O Jogo foi lançado pelo JN em 1985, mas depois tornou-se autónomo.
Junto com o JN de domingo é oferecida desde 1973 uma revista. Começou por ser a "Revista JN" mas mais tarde passou a chamar-se "Notícias Magazine" sendo feita em parceria com o Diário de Notícias. A partir de 2003, o JN e o DN começaram a publicar semanalmente aos sábados a revista Grande Reportagem.
Em finais da década de 90, o JN passou a oferecer diversos brindes como forma de manter e atrair novos leitores. Junto com o jornal tanto passaram a vir fascículos para completar livros, como talheres para formar um faqueiro.
O Jornal de Notícias manteve sempre uma forte ligação ao ciclismo, tendo organizado, entre 1982 e 2000, a Volta a Portugal em bicicleta. »
Publicado na Infopédia.
Sobre a Freguesia de Santo Ildefonso (extinta):
350
ANOS DE HISTÓRIA
É
sobremaneira difícil falar-se, com um mínimo de profundidade, de
uma freguesia urbana como a de Santo Ildefonso.
Essa
dificuldade resulta de muitos e díspares motivos.
É
a freguesia de Santo Ildefonso caracterizada por aspectos típicos de
uma grande cidade, situada que está no coração dela. Uma grande
área, uma área onde acontece a maior parte da fenomenologia urbana,
onde os habitantes são de fluxo dinâmico, onde os moradores
residentes não ocupam um leque percentual idêntico (por defeito) ao
de outras freguesias do Porto, mas ainda assim, eivada de
circunstancialismos de fundamental importância para a vivência de
uma cidade de trabalho e de cultura: é na freguesia de Santo
Ildefonso que residem as maiores actividades comerciais, um número
soberbo de serviços, os centros culturais predominantes, a tradição
da difusão informativa, nomeadamente através dos jornais diários
do Porto, prestigiados e prestigiosos, com raro paralelo no restante
território nacional.
Espantosamente,
é a Junta de Freguesia de Santo Ildefonso, uma das que menos se
conhecem em termos de origem histórica.
Para
um estudo prévio, elaborado pela actual Junta de Freguesia, no
sentido de ser conseguida a publicação deste trabalho,
detectaram-se três linhas num exemplar da revista «O Tripeiro»
n.0 19
(1º Ano), de 1 de Janeiro de 1909. A págs. 14, sob o título
«VÁRIA» imprimiram-se algumas bases de informação. A terceira
referia: «FREGUEZIA DE SANTO ILDEFONSO - A FREGUEZIA DE SANTO
ILDEFONSO NO PORTO FORMOU-SE A 24 DE JUNHO DE 1634».
Apenas
assim, sem mais qualquer outra fundamentação.
Prosseguindo
a leitura de exemplares sucessivos de «O TRIPEIRO», cuja redacção,
nessa época, se localizava curiosamente em espaço geográfico
pertencente a esta freguesia (Rua Formosa, 199), encontrou-se ainda
algumas notas e referências, no entanto por demais insuficientes,
numa perspectiva de análise histórica. Assim: um mês depois («O
Tripeiro» n.0 22,
de 1 de Fevereiro de 1909) era publicado:
«AINDA NAQUELA DATA (11/9/1759), A FREGUESIA DE SANTO ILDEFONSO DESCIA ATE AO DOURO E COMPREENDIA TUDO O QUE E HOJE D'ESTA FREGUESIA DE SÃO NICOLAU, DESDE OS MUROS DOS GUINDAES ATE AOS LIMITES DE CAMPANHÁ».
E
no final do mesmo ano, em 1 de Dezembro de 1909, em «O Tripeiro»
n.0 52,
um texto assinado por Ricardo Jorge estabelecia:
«... ATE 1836 CONSTA O PORTO PROPRIAMENTE DE SETE FREGUESIAS, SE, VICTÓRIA, 5. NICOLAU, SANTO ILDEFONSO, MIRAGAlA, MASSARELOS E CEDOFEITA.. PELO DECRETO DE 26/11/1836 FORAM-LHE ANEXADAS LORDELO DO OURO, CAMPANHÃ e S. JOÃO DA FOZ; E POR CARTA DE LEI DE 27/8/1837, NOVA ANEXAÇÃO,A DE PARANHOS.
A DESIGUAL DISTRIBUIÇÃO DESTAS FREGUESIAS PEDIA REFORMA DAS SUAS CIRCUNSCRIÇÕES; DESTE PLANO TOMOU A INICIATIVA O BISPO ELEITO, E APROVADO SUPERIORMENTE O SEU PROJECTO DE PORTARIA DE 13/2/1838, PROCEDEU-SE A NOVA DEMARCAÇÃO, FIXADA POR UMA COMISSÃO ONDE ENTRAVA O BISPO, A CÂMARA E DELEGADOS DAS JUNTAS DE PARÓQUIA. SANTO ILDEFONSO, DE UMA ÁREA ENORME, FOI DESMEMBRADA, CREANDO-SE À SUA CUSTA UMA NOVA FREGUESIA, A DO SENHOR DO BONFIM. O ARREDONDAMENTO PAROQUIAL DE 1838 SÓ FOI SANCIONADO PELO DECRETO DE 11/12/1841, SOB O REFERENDO DE COSTA CABRAL.. . »
Todavia,
parece-nos importante salientar aqui a data de 1623 há uma
referência - D. Rodrigo da Cunha avançava dessa data um
quantitativo da que chamou «Santo Ildefonso»: 1150 habitantes,
sendo 1000 de maioridade e 150 menores».
Um
estudo de Domingos A. Moreira, sobre as «Freguesias da Diocese do
Porto» confere à freguesia de Santo Ildefonso um nascimento que foi
operado entre esse ano de 1623 e o ano de 1687.
Passemos,
entretanto, a uma Pública Forma datada de 6 de Maio de 1828,
certidão atestada pela Câmara no sentido de:
«À VISTA DOS RESPECTIVOS TÍTULOS OU DOCUMENTOS HAIJA DE ATTESTAR-LHES OU CERTIFICAR-LHES DE NARRATIVA SE CONSTA OU EXISTE MEMÓRIA QUE DESIGNE O TEMPO EM QUE HAVIA HUMA SÓ FREGUESIA NESTA CIDADE».
Trata-se
de uma certidão da Câmara a pedido do Juiz e Mesários da Confraria
do Santíssimo Sacramento e Senhor Jesus da freguesia de Santo
Ildefonso, solicitando a precisão, que a certidão da Câmara
apontava para o ano de 1551.
Transcrevemos
o texto. A data de 1584 é citada, no entanto, como desdobramento de
freguesias na cidade.
CERTIDÃO
RODRIGO FREIRE DE ANDRADE PINTO DE SOUSA, ESCRIVÃO DA ILLUSTRISSIMA CÂMARA DESTA CIDADE DO PORTO E SEU TERMO POR SUA MAGESTADE FIDELISSIMA QUE DEOS GUARDE, FAÇO CERTO QUE DO LIVRO DAS VEREAÇOENS DO ANNO DE MIL E QUINHENTOS E SINCOENTA E HUM, A FOLHAS SETE VERSO, CONSTA SER A PARROCHIA DA SÉ A UNICA EM TODA A CIDADE DANDO MOTIVO A ESTA DECLARAÇÃO TOMADA EM CAMARA EM CONGRESSO DE POVO SE SIM OU NÃO DEVERIÃO HAVER CONFRARIAS DO Santíssimo SACRAMENTO NOS CONVENTOS DE SAM FRANCISCO E SAM DOMINGOS PARA O POVO PODER ASSISTIR AS PROCISSOENS DOS DOMINGOS TERCEIROS, VISTO QUE NÃO CABIA NA SÉ NESSES DIAS E NÃO HAVIA OUTRA PARROCHIA OU CONFRARIA NO ANNO DE MIL E QUINHENTOS E SECENTA E HUM EM HUMA SENTENÇA NO LIVRO SEGUNDO DELLAS A FOLHAS CENTO E QUARENTA CONSTA HAVER FREGUEZIA EM SANTO ILDEFONÇO ARRABALDE DA CIDADE ASSIM COMO O HAVEREM JÁ AS NOVAS IGREJAS NA CIDADE NO ANNO DE MIL E QUINHENTOS E OITENTA E QUATRO E NELLAS ESTABELLECIDAS AS CONFRARIAS DO SANTISSIMO SACRAMENTO PARA AS QUAES PERTENDIA O SENHOR BISPO CONCORRESSE A CONFRARIA DO SANTISSIMO SACRAMENTO DA SÉ COM QUATRO TOCHAS PARA CADA HUMA AO QUE SE OPOZERÃO EM CAMARA NEGANDO-SE AQUELLA REQUEZIÇÃO».
Estes
dados dispersos não podem, com rigor, dizer-nos muito sobre a
formação e os circunstancialismos que a determinaram, da freguesia
de Santo Ildefonso. Um ou outro aspecto são, no entanto,
irrefutáveis. Por exemplo, a sua vasta extensão, que a tem vindo a
caracterizar desde sempre. E a fundamental importância de que alguns
dados apontam:
- Em 12 de Setembro de 1983, o Presidente da Junta de Freguesia de Santo Ildefonso, Albino Alves Teixeira, endereçou um ofício ao Chefe de Divisão do Arquivo Histórico da Câmara Municipal do Porto. Nesse ofício foi salientado: «Sabemos que nos fins do século passado, um prédio onde estavam instaladas as Escolas Paroquiais de Santo Ildefonso e a respectiva secretaria da Junta, prédio esse que pertencia ao Conselheiro Miguel Dantas Gonçalves Pereira, ardeu numa noite de Santo António, não existindo portanto livros de actas ou outros documentos que nos certifiquem da formação legal da Junta de Freguesia». Assim, e a partir das informações disponíveis, inquiria-se da possibilidade de confirmar-se aquela data de 24 de Junho de 1634 através dessa via.
A
resposta pouco avançou: ao ofício da Junta seguiu-se o ofício do
Chefe da Divisão do Arquivo Histórico que referia:
«1. Não parece existir neste Arquivo Histórico qualquer documento alusivo à criação da paróquia de Santo Ildefonso;
2. Foi percorrida vária bibliografia, mas as informações encontradas continuam a ser muito vagas. Por exemplo, do estudo de Domingos A. Moreira, sobre as «Freguesias da Diocese do Porto» (pág. 126) apenas se pode confirmar que o seu nascimento se deu entre 1623 e 1687;
3. Todavia, num livro editado em 1869, da autoria de J. M. Pinto, e sob o título «Apontamentos para a História da Cidade do Porto» (pág. 104) volta-se a indicar que «no anno de 1634, a confraria do Senhor Jesus juntou-se à do Santíssimo Sacramento. Foi elevada a freguesia em 1634, contando então 1790 almas». Num outro estudo encontramos a indicação que isso se deu por desmembramento da freguesia da Sé»;
4. É provável que esteja correcta a informação de «O Tripeiro». Na página 104 de «Apontamentos para a Cidade do Porto» pode. pois, ler-se:
- Data de grande antiguidade a fundação da sua primeira Igreja. Consta que já em 1519 existia uma Igreja com a invocação de Santo Ildefonso, a qual era extramuros, próximo da Porta do Cimo da VilIa e aonde era também venerada a imagem do Senhor Jesus, que tinha a sua respectiva Confraria. Já em tempos imemoráveis se sepultavam no Adro desta Igreja as entravadas e em 1592 a confraria concedeu sepultura aos pobres da Freguesia. No anno de 1634 a Confraria do Senhor Jesus juntou-se à do SS. Sacramento. Foi elevada a Freguesia em 1634, contando então 1790 almas».
Estes
são, grosso modo, os únicos pontos em que podemos assentar. O
arrabalde de Santo Ildefonso, extramuros, é portanto antiquíssimo.
Como paróquia suburbana era a mais extensa. Ladeando sempre a
muralha Fernandina, principiava no Senhor do Bonfim e ia terminar nos
assentos das Virtudes, limitando com Campanhã, Paranhos, Cedofeita e
Miragaia. Incluía já no seu âmbito as Ruas de Santo Ildefonso e de
Santa Catarina, a Neta, o Bonjardim, as Hortas, a Natividade e a Rua
do Almada, até à Igreja de Nossa Senhora da Lapa. Voltando pelo
lado poente do Largo de Santo Ovídio dividia com Cedofeita e
Miragaia pela Rua da Sovela, Ferradores, Cordoaria e Virtudes. A
Igreja de Santo Ildefonso encontra-se lá mencionada em documento do
século 13. Ainda em 1560 se erguia no meio de um campo junto de um
souto de Carvalheiras, «fora da Porta de Cima da Vila».
Era
templo pequeno e estava, nos princípios de setecentos, muito
arruinado; foi mandado reedificar em 1730. Próximo ficava um casal,
que antes de 1443 se chamava de João Ramalde e depois, lugar do
Pinheiro. Logo adiante, na actual Praça da Batalha, junto da Porta
de Cima de Vila, o devoto Baltasar Guedes mandou edificar, em 1590, a
elegante capela de N.Sª da Batalha, demolida em 1924. Mais abaixo,
ficava o lugar dos Carvalhos do Monte; quase encostada ao Postigo do
Penedo (que João de Almada transforma, em 1768, na Porta do Sol)
erguia-se a ermida de Santo António do Penedo, com seu adro de
galilé, e ao lado, a casa solarenga dos Brandões. Era um dos mais
pitorescos recantos do velho Porto, infeliz e inutilmente destruído
em 1887. Ficava em frente do palácio do visconde de Azevedo (onde
está instalado o Governo Civil).
A
Rua das Fontainhas chamou-se em algum tempo Rua do Regato. Ali
estiveram o Recolhimento das Entrevadas (já existente em 1498), o
Hospital dos Lázaros e Lázaras (1558), e o Recolhimento de N. Srª
das Dores (Velhas do Camarão) fundada em 1819 no Largo do Camarão e
viela de N.8 Sr.8 das
Dores, por detrás do Recolhimento das Órfãs, em S. Lázaro. A
alameda deve-se a Francisco de Almada (1790).
Entre
as Ruas das Fontainhas e do Sol, onde funcionaram os matadouros,
chamava-se outrora Vale de Donas, e existia uma quinta, depois
denominada das Fontainhas, que pertenceu sucessivamente às famílias
Pereira de Melo (capitães-mores de Penafiel), Fontana, Vanzeller e
Alpenduradas.
A
Rua de Alexandre Herculano, que liga as Fontainhas à Batalha, foi
aberta em 1877: chamou-se primeiro Rua Nova da Batalha. Junto da
capela de Sant'llafom e de uma velhíssima Albergaria dos Peregrinos
de Cima de Vila», havia, em 1590, o Campo do Pombal, que entestava
com «a estrada que vai entre as paredes», para S. Lázaro. Deve ser
remota referência à Rua de Entreparedes, à qual se seguia a do
Reimão, hoje Avenida Rodrigues de Freitas.
O
Campo de S. Lázaro estava antigamente plantado de frondosos
carvalhos e castanheiros; ali esteve, desde o séc. XIV e vindo da
Ribeira, o Hospital dos Gafos «de Cima de Vila de Mijavelhas», aos
quais el rei D. João 1 confirmou os antigos privilégios por c. de
28-IX-1423 (A. D. 1385). Ainda existem aqui dois edifícios que
merecem especial menção: A igreja e Recolhimento das Órfãs,
fundado em 1724 pelo padre Manuel de Passos e Castro, e o convento de
Santo António da Cidade (1783), hoje Biblioteca Municipal.
Próximo
de S. Lázaro, no moderno Largo dos Poveiros, existiu também a
capela de Santo André e de Santo Estêvão, demolida em 1863, quando
a Câmara continuou a Rua da Alegria até àquele largo. Outro
pitoresco recanto do velho Porto, que desapareceu.
À
Rua de Santo André encontramos referências em 1692. Adiante ficava
o Padrão das Almas, ainda agora recordado no Largo do Padrão.
Mijavelhas era todo o espaço que hoje compreende a Rua do Morgado de
Mateus, (que se chamou primeiro Rua do Mede Vinagre e da Murta) e o
Poço das Patas (hoje Campo 24 de Agosto). Esteve aqui a forca até
1714, ano em que o Senado deliberou mudá-la para a Ribeira. O regato
de Mijavelhas, que desaguava no Douro, fazia mover no seu percurso
numerosas azenhas que neste lugar existiram.
Mais
longe, em direcção a Campanhã, a igreja do Senhor do Bonfim,
edificada em 1760 e depois erecta em paroquial, independente de Santo
Ildefonso. Em redor, a Alameda do Bonfim, obra, como a das Fontainhas
e a das Virtudes, do grande corregedor Almada, era um dos aprazíveis
lugares da cidade.
Mas
voltemos à igreja de Santo Ildefonso, ponto de partida de duas das
principais artérias da cidade moderna: as Ruas de Santa Catarina e
de Santo António.
A
Rua Nova de Santa Catarina é uma das grandes obras que o Porto deve
aos dois Almadas. Em 1711 tratava-se do alinhamento dela; Rua Bela da
Princesa se chamou o seu prolongamento até à Alameda da Aguardente
(praça Marquês de Pombal). Sofreu sucessivas reedificaçóes e
alterações até 1780. As artérias que lhe são paralelas ou
transversais, datam quase todas de época posterior:
A
Rua da Duquesa de Bragança, (hoje de D. João IV) rasgou-se por
1855.
Em
1858 projectava-se uma outra rua que substituísse a Viela das Doze
Casas: foi a Rua do Príncipe Real (agora de Latino Coelho), que se
abriu primeiro até à Rua da Alegria e depois de 1866 se prolongou
até ao Largo da Póvoa e Rua de S. Jerónimo (hoje de Santos
Pousada). Este Largo da Póvoa recorda antigos casais rústicos, que
constituíam pequenas aldeias (Póvoa de Baixo e de Cima).
Em
1838, um edital determinava que a Travessa da Alegria e a Rua de S.
Jerónimo formassem uma só, com o nome de Rua Firmeza. Na
Aguardente, por onde passava em continuação de Bomjardim, a estrada
de Guimarães, edificou-se em 1875 a capela de Santo António. Em
volta da alameda, ainda em 1858 existiam estreitas e tortuosas
vielas.
Uma
planta de 1843 mostra-nos o projecto de prolongamento da Rua 27 de
Janeiro (a actual Rua da Constituição), para poente da Rua da
Rainha hoje Antero de Ouental), até ao Carvalhido, passando em
tangente à bateria da Glória, no Monte Pedral.
Outra
planta, de 1822, prevê o melhoramento do tortuoso Caminho de
Malmerendas (Rua Dr. Alves da Veiga), por duas maneiras: em linha
recta, da actual Rua de Fernandes Tomás até próximo do encontro da
Rua Formosa com a Rua Direita, ou, por linha quebrada, em direcção
à mesma Rua Direita, na saída da travessa para S. Lázaro.
A
grande Quinta de Lamelas está hoje representada por alguns quintais
de casas das Ruas Formosa e de Santo Ildefonso e parte do leito da
Rua Passos Manuel.
Há
poucos séculos todo este bairro de Santa Catarina, Santo António,
Fernandes Tomás e Sá da Bandeira constituíam vasto terreno bravio,
matagais, almoinhas, alguns quintalejos irrigados por cursos de água
que desciam para o rio da Vila ou para o Douro.
A
urbanização deste trato citadino, por esforço dos Almadas,
designadamente a abertura da Rua de Santo António, em fins do séc.
XVIII, foi obra notabilíssima, como tal já na própria época
reconhecida e proclamada. Escrevia em 1879 o inglês Thomas Modessan:
«o rompimento da Rua de Santo Ildefonso, a unir com o largo da Porta
de Carros e Calçada dos Clérigos é outra das majestosas obras que
em outro tempo apenas se poderia conceber e efectuar no decurso de um
século». Refere-se, como se vê, à Rua de Santo António; descendo
a movimentada artéria, estamos na Praça (da Liberdade), centro
actual de toda a vida citadina.
Fora
da Porta de Carros, e junto da muralha fernandina, estendia-se pelos
anos de 1430, um casal chamado de Paio de Nabais; note-se a
circunstância curiosa de em Lisboa existir, por esse tempo, topónimo
semelhante. Próximo, o Casal da Torre, vinculado à capela de João
Anes Gordo, coutador de el rei. Estes e outros casais ficavam onde
então se chamava As Hortas.
Em
1711 «O Rev.do Cabido tomou a si para fundar a Praça Nova, fora da
Porta de Carros», terrenos que eram seus e outros que obteve por
troca. Assim começou a urbanizar-se o local, principalmente depois
que, dez anos mais tarde, em 1721, o mesmo Cabido e a Câmara se
entenderam para esse objectivo.
Em
1682, o antigo Campo das Hortas foi guarnecido com a Fonte da Arca, e
o oratório de N. Srª da Natividade, demolidos ambos nesse ano de
1721 para alargamento e terraplanagem desta praça Nova das Hortas.
Desde tempos muito mais recuados existia ali uma outra fonte: a da
Cividade. Assim, um documento de 1446 menciona a Rua que vai para a
albergaria dos clérigos, contra a fonte da Cividade. Parece mesmo
que se chamava já no séc. XV Fonte da Arca, pelo menos existia um
casal com este nome e, em 1532, encontramos referência ao Casal de
Paio Nabais, no Cimo da Fonte da Arca.
Descreve
a praça o padre Agostinho Rebelo da Costa, em 1788: «é...
quadrada, tendo ao nascente o extenso dormitório do convento dos
padres Néris, todo aberto em janelas altas e largas de três
andares, que formam um agradável prospecto; ao poente as casas que
faceiam com a Rua Nova das Hortas e que se elevam à altura de quatro
andares; ao norte o palácio em que se ajunta o Senado da Relação e
o de D. António de Amorim, ao sul o muro da cidade».
Acrescentaremos alguns esclarecimentos.
Em
1657 os irmãos da confraria de Santo António de Lisboa, sita em
Santo António do Penedo, quiseram ter capela própria e compraram um
chão nas Hortas, defronte da Porta de Carros; mas nesse mesmo ano
cederam à Câmara a projectada capela e o terreno, para que esta aí
a edificasse. Arrastaram-se as obras, que ainda não estavam
concluídas em 1680, quando o Município, a instância de D. Pedro
II, cedeu templo e campo em redor aos padres Néris. Assim se fundou
o convento de Santo António dos Congregados. A rua que ia da Porta
de Carros para os Lavadouros, próximo desta casa conventual,
chamava-se em 1761 Rua de Santo António. Ao norte da praça tinham
suas casas nobres os Amorins Pereiras e os Meireles Moreiras,
edifícios que desapareceram em 1916, quando se abriu a Avenida dos
Aliados.
Na
casa dos Meireles Moreiras esteve a Relação e depois, durante um
século, a Câmara. Ao sul, ficava o muro da cerca fernandina, muro
de que por sinal, caiu um grande troço, no ano de 1529. Da porta de
dentro dele, no chão chamado da Cividade, ergueu-se nos últimos
anos do séc. XV o convento de Santo Elói, como ficou dito. Todo o
vasto terreno por detrás da casa dos Congregados e dos palacetes dos
Amorins e Meireles, chamava-se, desde remotas épocas, Liceiras.
O
lugar de Bonjardim, em Liceiras foi emprazado no ano de 1457 ao
arcebispo do Porto. Diogo Anes, mas é muito mais antigo pois vem já
mencionado no testamento do bispo D. Vicente Mendes, em 1296.
Constituía uma vasta propriedade vinculada da família Pereira
Pintos e depois, por herança, dos Teixeiras Coelhos de Melo Pinto da
Mesquita, senhores de Teixeira e Sagude. Pela Rua do Bonjardim era a
velha estrada de Guimarães. Para poente desta, estendiam-se campos,
hortas, olivais e os laranjais que vieram a dar nome ao bairro que
criou João de Almada e Melo no terceiro quartel do séc. XVIII.
No
lugar das Regadas, em Liceiras, que existia em 1540, e depois se
chamou Quinta do Laranjal mandou aquele grande reformador do velho
Porto, abrir, em 1761, a Rua do Almada. O troço desta, entre a Ruas
dos Clérigos e a Rua Eliseo de Melo já então existia, e chamava-se
Rua Nova das Hortas, comunicando com a Rua da Fábrica (do Tabaco),
onde o rico negociante Souto e Freitas mandou edificar a sua formosa
casa, há pouco infelizmente desaparecida.
Em
1818, vemos numa planta da cidade as praças de Santa Teresa e do Pão
(Carmo) esta última crismada mais tarde em dos Voluntários da
Rainha. Daqui saía a Rua do Moinho de Vento, para o largo do mesmo
nome. Existiam também a Rua do Bispo que, depois de 1822 alargada e
prolongada, veio a ser a Rua de D. Pedro; a de Santo Ovídio ou da
Sovela, agora dos Mártires da Liberdade, por onde corria a velha
estrada de Braga a da Misericórdia ou do Pinheiro no topo da qual se
ergueu ainda a casa e capela que fundou João António Monteiro de
Azevedo, conhecido autor de uma descrição de Vila Nova de Gaia.
Este Casal do Pinheiro ou do Boticário, em Liceiras, pertencia ao
bispo de Coimbra, D. Martinho, que em testamento o deixou ao cabido
portuense.
Uma
outra planta, também da 1ª metade do séc. XIX, regista o Monte da
Douda (elevação que ainda existe entre as Ruas do Almada, Liceiras
e lateral da Trindade) e as então novas Ruas do Laranjal, da Picaria
e da Conceição e a Quinta do Paraíso, de Hutes Bacelares. Com a
abertura da Avenida dos Aliados desapareceram algumas destas ruas, ou
palácios dos Meireles e dos Amorins, a capela dos Reis Magos e, mais
recentemente uma outra dessas artérias: a da Cancela Velha. Subsiste
a Rua do Estêvão, que deve o seu nome a um antigo proprietário
local: Estêvão Ribeiro de Almeida.
Junto
da cerca dos Congregados subia a afamada Viela da Neta, de que há
restos; foi cortada quando se abriu a Rua de Sã da Bandeira, depois
de 1834, nos terrenos dos padres Néris. Em 1874 ainda se tratava de
rasgar parte desta artéria que recentemente foi prolongada até
Fradelos.
O
projecto da Praça do Laranjal data de 1798; nela existiu uma fonte
com pitoresco nome, e em 1804 construiu-se, encostada à Travessa da
Douda (Rua de Cima do Muro), a igreja da Trindade, que deu ao largo a
sua actual designação.
Em
1801 projectava-se também prolongar a actual Rua de Fernandes Tomás
até ao Bonjardim, para substituir a Rua Nova de S. Marçal ou de
Santo António do Bolhão, que era muito irregular.
Em
1810 estava desabitado quase todo o terreno entre as Ruas de Santa
Catarina e Bonjardim, ao norte desta Rua do Bolhão, até Fradelos,
que comunicavam pela estreitíssima Viela do Ribeiro.
Uma
planta de 1837 representa a Praça do Bolhão, dividida em
quarteirões armados, com sua escada e a fonte chamada igualmente do
Bolhão. Antes o local era apenas um lameiro. O mercado data de 1850.
Em
1846 existia ainda a mencionada Viela do Ribeiro, que comunicava com
a Rua de Santa Catarina pela Viela das Laranjeira. A Rua de Passos
Manuel estava em construção pelos anos de 1874-77; cortou parte da
Viela da Neta e da Quinta de Lamelas, como já dissemos. Fradelos é
topónimo muito antigo. Pero Soeiro Castelo e Mem Mouro deixaram ao
cabido as terras de que eram senhores neste lugar, das quais se
fizeram dois casais antes de 1283, data em que o mesmo Cabido comprou
certa leira, para juntar a essas propriedades. Um destes casais
pertencem à família do grande Brás Cubas, fundador da Vila de
Santos, no Brasil. Havia ali, no séc. XV, o Campo do Sineiro e a
Calçada.
A
Rua de Gonçalo Cristóvão é moderna; foi aberta em terrenos do
vínculo do Bonjardim, e tomou o nome de um dos administradores do
morgado, o fidalgo Gonçalo Cristóvão Teixeira Coelho de Meio Pinto
Mesquita. Vê-se o seu projecto, desde o Campo de Santo Ovídio até
à Rua do Bonjardim, em planta de 1838; neste documento se regista
também a Rua do Duque do Porto, hoje de João das Regras. Havia aqui
uma pedreira, na junção com a Travessa das Musas e Bonjardim. A Rua
de Camões estava igualmente em projecto naquele ano.
Em
1865 já a Rua de Gonçalo Cristóvão chegava até ao Bonjardim, e
pensava-se na sua continuação até Santa Catarina. Pouco antes
desta data estava já resolvido também o prolongamento da Rua Duque
do Porto até à Rua Bela da Princesa (Santa Catarina), através da
denominada Pedreira do Bairro Alto.
O
Campo de Santo Ovídio (depois, em 1835, da Regeneração e agora
Praça da República), chamava-se, em recuados tempos, os Carvalhos
do Monte, designação que ainda subsistia em 1670. Tomou o nome de
Santo Ovídio de uma capela desta invocação que ali existia, no
mesmo local onde mais tarde esteve o Hospício dos Agostinhos,
encravado na Quinta dos Pamplonas (viscondes de Beire).
Por
iniciativa do corregedor Francisco de Almada começou em 1790 a
construção do quartel de Infantaria 18, no extremo norte do campo,
que ficou livre para os exercícios militares.
No
Monte de Germalde e sítio do Padrão Velho de Santo Ovídio, por
detrás deste quartel, tinha em 1754 o missionário padre Angelo de
Sequeira promovido a construção da igreja de N. Sr.ª da Lapa.
Ficava esta à beira da velha estrada de Braga e próximo do lugar
chamado do Sério. A Rua do Paraíso, que vai deste templo até à
Rua do Bonjardim, já existia em 1867, data em que se previa o seu
alargamento e regularização, e cremos que era então antiga, talvez
de mais de um século.
As
actuais Rua do Antero de Quental, Praça da República, Ruas dos
Mártires da Liberdade, Largo das Oliveiras e Praça de Carlos
Alberto serviam de limites entre as freguesias de Santo Ildefonso e
Cedofeita, como noutro lugar ficou dito.
A
Praça de Carlos Alberto chamou-se também do Peixe e antes dos
Ferradores, designação anterior a 1559.
Um
Tombo do mosteiro de S. Domingos menciona, em 1669, «a Rua pública
dos Ferradores, junto do chafariz da Porta do Olival». Por aqui
passava o carro da água de Paranhos. A determinado local da praça
chamava-se o Outeiro dos Ferradores. Neste largo tiveram sua casa os
viscondes de Balsemão; no edifício, que ainda existe, esteve a
famosa hospedaria do Peixe, onde pousou o rei Carlos Alberto. Passou
a casa depois à posse dos condes da Trindade, cujo brasão ostenta
na frontaria. Para sul, até entestar no muro da cidade, e confrontar
com Miragaia, espraiava-se o vasto Campo do Olival, mais extenso que
a Cordoaria que lhe sucedeu, com o nome de Campo dos Mártires da
Pátria em 1835. Este Campo do Olival, incluído na doação da
rainha D. Teresa ao bispo D. Hugo, em 1120, foi mais tarde, na
concórdia celebrada entre o concelho e o seu prelado no ano de 1331,
por este cedido «para rocio e prol do comum da dita cidade»; já
então ali existia uma cordoaria.
Pelo
campo do Olival começou, como noutro lugar já acentuámos, a
expansão da cidade extra-muros, nos últimos anos do séc. XVI, com
a sucessiva construção de notáveis templos e edifícios públicos
e particulares. Dos mais antigos deviam de ser, provavelmente, uma
capela da invocação de S. Miguel, que se diz ter sido fundada pela
rainha D. Mafalda, em cumprimento de piedoso acto, e outra dedicada a
S. Sebastião; ambas existiam em 1514.
No
próprio lugar onde se erguia a primeira destas ermidas, edificou-se
em 1651, graças aos esforços do benemérito padre Baltasar Guedes a
igreja e colégio dos Meninos Órfãos de N. Sr.ª da Graça, em 1804
substituídos pelo edifício onde hoje se acha instalada a Faculdade
de Ciências. No Olival esteve, não sabemos onde, o Recolhimento das
Velhas da Cordoaria, já existente em 1488.
Em
1611, a Câmara mandou delinear e plantar a Alameda do Olival. Oito
anos depois, em 1619, à custa também do Senado e do Povo,
construíram-se a igreja e o convento do Carmo; o templo dos
Terceiros, que lhe fica anexo, data de 1756. O Recolhimento do Anjo,
para meninas órfãs e nobres, foi instituído em 1672 por D. Helena
Pereira da Maia, no lugar onde esteve, mais tarde e por muitos anos,
o mercado, e agora a Praça de Lisboa.
Cerca
de 1666, no cimo da Rua do Calvário, fundou a família dos Pachecos
a capela de S. José das Taipas. Pegado com ela, edificaram os
Sandeman seu palácio em 1839. Em 1730, no local hoje adaptado a
mercado, construíram os franciscanos de Santo António do Vale da
Piedade um hospício. Nesta casa, sobranceira às Virtudes,
instalou-se posteriormente a Roda dos expostos. O mercado do peixe,
paredes meias com a Roda, data de 1874, edificado sobre os antigos
Celeiros da cidade.
No
ano de 1770, no chão onde existiam dois meios casais chamados do
Robalo, começou a Misericórdia a construção do seu Hospital de
Santo António. Ainda nos limites do Olival, no campo chamado da Via
Sacra ou Calvário Velho, fez-se o convento de S. José e Santa
Teresa de carmelitas descalças. Deu esta casa, hoje desaparecida, o
nome à Rua das Carmelitas; ocupava o terreno que vai desde esta rua
até à Praça de Santa Teresa (Praça Guilherme Gomes Fernandes) e
Rua Cândido dos Reis.
No
lugar desta moderna artéria da cidade, era o Largo do Ermitão onde,
no séc. XVII, se erguia uma pequena ermida, e depois, quase até
nossos dias, se realizava a Feira dos Ferros Velhos. Logo adiante, o
Correio (1834).
Defronte,
e no alto da Calcada da Arca ou da Natividade, que conduzia, como
dissemos, às Hortas, no lugar denominado da Cruz da Cassoa,
construiu-se, sob o risco de Nasoni, a belíssima torre e igreja dos
Clérigos, talvez o mais notável edifício da cidade.
Junto
ficava o Campo das Malvas que até 1796 serviu de adro dos
enforcados. Além destes monumentos, que todos merecem especial
referência, é o Campo do Olival ou da Cordoaria digno de memória
por outras circunstâncias. A designação de Cordoaria deve-se ao
facto de nele terem estado, por muito tempo, os cordoeiros. Já em
1331, quando o bispo cedeu este campo à cidade, ali existiam; mais
tarde estabeleceram-se em Miragaia. Mas crescendo em número,
estenderam-se até às Virtudes em 1661 estavam de novo na Porta do
Olival, onde D. José mandou edificar a fábrica, que continuou até
1862. Nesse ano ainda viviam cordoeiros junto da Viela do Assis.
Na
Porta do Olival viu o Porto os seus dois únicos autos de fé, em
tempo do bispo D. Frei Baltasar Limpo (1543-1544). Aqui esteve a
forca, transferida da Ribeira em 1822. Foi teatro de alguns
acontecimentos históricos. Neste campo começou, em 1757, o famoso
motim contra a Companhia dos Vinhos, e ali mesmo terminou com a morte
na forca dos supostos cabecilhas. Aqui também, em 1809, o povo
trucidou o brigadeiro Luís de Oliveira da Costa, sob a acusação de
jacobino. A par destas tragédias, viu o luzido cortejo da rainha D.
Filipa quando ao Porto veio casar com D. João 1; assistiu à
passagem do senhor D. Gaspar, a caminho do seu arcebispado de Braga.
Nele se realizava a animada feira de S. Miguel, criada em 1682. Foi,
nos meados do século passado, o jardim «do bom tom» no Porto. E
para terminar esta digressão pela freguesia de Santo Ildefonso,
diremos ainda que em 1623 ela contava 1.150 almas; em 1706, 589 fogos
com 2.134 habitantes; em 1732, D. Luís Caetano de Lima conta 4.747
almas; e em 1788, o padre Rebelo da Costa, 4.390 fogos, com 18.814
habitantes. Repare-se neste extraordinário incremento de população,
devido aos esforços urbanizadores dos Almadas.
Sempre
se vem podendo, pois, e apesar de tudo, referir muito da longa
História da freguesia. No roteiro «Descrição da Cidade do Porto»,
considera-se o bairro de Santo Ildefonso, a Norte da cidade»,
principiando no Senhor do Bom Fim e finalizando nos Assentos das
Virtudes, incluindo toda a Rua Nova de Santa Catarina até à Neta e
Bom Jardim, todo o Largo e Rua das Hortas, Almada até à Senhora da
Lapa e voltando por Santo Ovídio passa aos Ferradores, Cordoaria,
Assentos das Virtudes onde se termina».
Aí
podemos tomar contacto com um mapa bastante significativo revelador
da importância da Freguesia de Santo Ildefonso no Ano de 1786: é um
mapa demográfico que aqui reproduzimos:
Nascimentos
|
Falecimentos
|
|||||||||||||||
Freguesias
|
Casam.
|
Meninos
|
Meninas
|
Total
|
Hom.
|
Mulh.
|
Total
|
|||||||||
SÉ
|
102
|
712
|
676
|
1388
|
458
|
382
|
840
|
|||||||||
S.
NICOLAU
|
35
|
75
|
87
|
162
|
68
|
31
|
99
|
|||||||||
VITÓRIA
|
38
|
79
|
70
|
149
|
69
|
42
|
111
|
|||||||||
STO.
ILDEFONSO
|
128
|
258
|
228
|
486
|
188
|
235
|
423
|
|||||||||
CAMPANHÃ
|
18
|
39
|
47
|
86
|
24
|
29
|
53
|
|||||||||
MIRAGAIA
|
24
|
33
|
35
|
68
|
16
|
26
|
42
|
|||||||||
MASSARELOS
|
14
|
22
|
25
|
47
|
12
|
17
|
29
|
|||||||||
CEDOFEITA
|
35
|
55
|
63
|
118
|
53
|
31
|
84
|
|||||||||
S.
MARINHA
|
50
|
84
|
90
|
174
|
86
|
99
|
185
|
|||||||||
S.CRISTÓVÃO
|
10
|
32
|
26
|
58
|
15
|
23
|
38
|
|||||||||
TOTAL
|
454
|
1389
|
1347
|
2736
|
989
|
915
|
1904
|
Eram,
pois em 1787, dez as freguesias do Porto. Delas, a envergadura maior
era já a de Santo Ildefonso.
Depois
disso foi alterado o espectro das freguesias portuenses, sempre de
uma forma algo confusa. E de tal forma que os limites delas foram de
uma maneira ou doutra sempre postas em causa, com toda a série de
inconvenientes daí decorrentes, tendo em vista a necessidade de
fazer avançar a cidade no campo do progresso o qual acabava por se
estrangular nesta ou naquela circunstância nomeadamente no
respeitante ao desenvolvimento urbanístico da cidade. Daí ter
surgido, com data de 8 de Fevereiro de 1956 um Decreto proveniente do
então Ministério do Interior, da Direcção-Geral de Administração
Política e Civil. Assinado por Francisco Higino Craveiro Lopes
(Presidente da República), António de Oliveira Salazar (Presidente
do Conselho de Ministros) e por Joaquim Trigo de Negreiros (Ministro
do Interior) e com o número 40 526 o Decreto foi publicado nesse dia
no então «Diário do Governo» (1 Série - Número 30) e
estabelecia a nova delimitação das freguesias do concelho do Porto.
Em preâmbulo. acentuava-se:
- Desde há muito se suscitam dúvidas quanto aos limites de algumas das freguesias do concelho do Porto, as quais se foram agravando à medida que se verificou o desenvolvimento urbanístico da cidade.
- Considerando que é urgente por termo às mencionadas dúvidas e que a delimitação rigorosa das freguesias se torna também necessária para poder vir a encarar-se o problema do reconhecimento legal da existência de novos núcleos diferenciados, pela criação de freguesias correspondentes;
- Tendo em vista os estudos a que procederam os serviços da Câmara Municipal do Porto e os pareceres emitidos pela Junta de Província do Douro Litoral e pelo governador civil do Porto;
O
Decreto tinha artigo único e citava as seguintes freguesias:
Aldoar, Bonfim, Campanhâ, Cedofeita, Foz do Douro, Lordelo do Ouro, Massarelos, Miragaia, Nevogilde, Paranhos, Ramalde, São Nicolau, Santo Ildefonso, Sé, e Vitória.
No
que a Santo Ildefonso diz respeito, o texto da sua delimitação era
o seguinte:
Santo Ildefonso - Com início na Avenida de Rodrigues de Freitas, no cruzamento com a Rua de S. Vitor (vértice comum às três freguesias: Santo Ildefonso, Bonfim e Sé), segue pela Rua de D. João IV até à Rua da Firmeza, Rua da Firmeza, para poente, até à Rua da Alegria, Rua da Alegria, para norte, até à Rua da Escola Normal. Rua da Escola Normal, Rua de Santa Catarina para norte, arruamento nascente da Praça do Marquês de Pombal. Rua da Constituição, para poente, até à Rua de S. Brás e por esta rua, para sul, até à Rua do Paraíso, Rua da Regeneração, arruamento nascente da Praça da República. Rua do Almada até à Rua de Ricardo Jorge, onde fica o vértice comum às três freguesias: Cedofeita, Santo Ildefonso e Vitória. Rua do Almada, para sul, até à Rua dos Clérigos, onde fica o vértice comum às três freguesias: Vitória, Santo Ildefonso e Sé, seguindo, para nascente, pelo arruamento sul da Praça da Liberdade. Praça de Almeida Garrett, Rua da Madeira até à Praça da Batalha e deste ponto até à parede divisória dos prédios n.os 19 e 20 da Praça da Batalha e daqui, contornando a propriedade do Teatro Águia de Ouro, até junto ao cunha sudoeste do prédio n.0 1 da Rua de Entreparedes. Rua de Entreparedes, para nordeste, e Avenida de Rodrigues de Freitas até à Rua de S. Vitor.
Grosso
modo, essa limitação vigora nos nossos dias, com algumas excepções
pontuais relativas a pequenas alterações na estrutura da rede
citadina, motivada pelo aparecimento de novos prédios e novas
artérias, desaparecimento de outras, substituição de traçados.
De
qualquer forma, aqui ficam as artérias da área a que este Decreto
se refere:
- Avenidas:
Aliados e Rodrigues de Freitas (n.0 250
ao 370, pares).
- Becos:
Pedregulho e S. Marçal.
- Largos:
Fontinha, Padrão (n.0 8
ao 20 e do n.0 313
ao 321),Ramadinha e Dr. Tito Fontes.
- Passeios:
São Lázaro. Pátios: Bolhão e Bonjardim.
- Praças:
Batalha (n.0 1
ao 19 e do n.0 117,
até ao fim), D. João 1, General Humberto Delgado, Liberdade
(n.0 40
ao 142, pares e ímpares), Marquês do Pombal (n.0 1
ao 205, ímpares), Poveiros, República (n.0 138
a 210, pares e ímpares) e Trindade.
- Ruas:
Alegria (n.0 2
ao 296 e do n.0 1
a 417 até à Escola Normal), Alexandre,Braga, Alferes Malheiro,
Almada (n.0 2
ao 614, pares e até ao Palacete dos Pestanas), Dr. Alfredo
Magalhâes, Alto da Fontinha, Dr. Alves da Veiga, António
Pedro, António Sardinha, Dr. Artur de Magalhâes Bastos,
Ateneu Comercial do Porto, Bela da Fontinha, Bolhão,
Bonjardim, Camões, Campinho, Carvalheiras, Clube dos
Fenianos,Constituição (n.0 545
ao 913, ímpares), D. João IV (n.0 1
ao 493, ímpares), Elísio de Meio, Entreparedes (n.0 1
ao 63, ímpares), Escola Normal (n.0 1
ao 61, ímpares), Estêvão, Fábrica Social, Faria Guimarães
(n.0 2
ao 550 e do n.0 1
ao 551), Fernandes Tomás (n.0 288
e 335, até ao fim), Firmeza (n.0 93
e 358, até ao fim), Fonseca Cardoso, Fontinha, Formosa (todos
os números, excepto os n.0s 2
ao 6, pares),Gonçalo Cristóvão, Guedes de Azevedo, Guilherme da
Costa Carvalho, Ramalho Ortigão, Heróis e dos Mártires de Angola,
João de Oliveira Ramos, João Pedro Ribeiro, João das
Regras, Madeira (n.0 2
a 246, pares), Dr. Magalhães Lemos, Moreira de Assunção, Musas,
Olivença, Paraíso, Passos Manuel, Raul Dória, Regeneração
(n.0 1
ao 146, pares e ímpares), Régulo Magauanha, Dr. Ricardo Jorge
(n.0 2
a 36 e n.0 3
a 23), Rodrigues Sampaio, São Brás (n.0 2
ao 606, pares), Sá da Bandeira, Sampaio Bruno, Santa Catarina (n.0 1
ao 1787 e do n.0 2
ao 966), Santa Helena, Santo André, Santo António, Santo Ildefonso
(n.0 1
ao 311 e do n.0 2
ao 320) e Trindade.
- Travessas:
Alferes Malheiro, Almas, Antero de Quental (n.0 2
ao 218 e do n.0 1 ao
259), Bonjardim, Campos, Congregados, Fontinha, da Rua Formosa,
Liceiras, Regeneração, São Brás (do n.0 1
ao 47 e do n.0 2
ao 46), São Marcos, Sá da Bandeira e Senhora da Conceição.
Esta
relação, mais ou menos exaustiva, serve para demonstrar a extensão
desta freguesia do Porto, de que é sede de numerosas instituições:
- Corpos Consulares (da Austria, Brasil, Bolívia, Coreia do Sul, Costa Rica, Equador, Espanha, França, Finlândia, Perú, Paraguai e Egipto).
- Institutos: (Instituto Espanhol de Cultura),
- Região Militar Norte, e vários organismos oficiais, impossível de aqui referenciar na totalidade,
- Orgãos de Comunicação Social («O Comércio do Porto», «Jornal de Noticias», «O Primeiro de Janeiro», Noticias da Tarde», Noticias de Portugal» (delegação), RadioTelevisão Portuguesa (Conselho de Gerência - Norte), Rádio Renascença e ainda as seguintes Delegações de Jornais de Lisboa: «O Dia», «Diário de Notícias», «Diário de Lisboa», «A Capital», «O Jornal», e « Expresso».
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