12.2.15

Rua Dr. António Cupertino de Miranda

2015_059



Pequena nota biográfica:

António Cupertino de Miranda nasceu em 21 de janeiro de 1886, em Famalicão, numa família de proprietários agrícolas, partiu para o Brasil em 1915, por motivos políticos, lá permanecendo por mais de 30 anos. Exerceu a atividade de professor e dedicou-se ao jornalismo. A partir de 1918, começou a sua atividade de representação e procuradoria.

Assumiu o papel de delegado da Casa Bancária Cupertino de Miranda & Cª.

António Cupertino de Miranda desenvolveu um papel decisivo no tecer da rede de negócios que abrangeu os dois lados do Atlântico, tendo contribuído significativamente para o processo de acumulação de capitais que estiveram na base do Banco Português do Atlântico.

Regressa a Portugal a 7 de agosto de 1948, com 62 anos. Sem descendentes diretos, leva uma vida quase ascética e aproveita esta nova fase para meditar e fazer um balanço da sua vida.

Nasce a ideia de criar uma Fundação, hoje existente a poucos passos desta artéria.

A Fundação foi instituída em 1964. É uma instituição privada, sem fins lucrativos, que tem por missão a realização de atividades educativas, culturais e sociais que promovam a sociedade do conhecimento e contribuam para a inclusão social, proporcionando simultaneamente oportunidades de ocupação de tempos livres.

A 16 de novembro de 1974, faleceu António Cupertino de Miranda. 


Ver mais na página da Fundação.

Sem comentários: