7.11.06

Rua RODRIGUES SAMPAIO


No edifício da esquina com a rua do Bonjardim, a sede da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto . Nesta rua existe igualmente a sede dos Bombeiros Voluntários do Porto.

Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto - Fundada em Setembro de 1882, ficou instalada na rua Formosa n° 337 (Sociedade de Geografia). O seu primeiro presidente foi HENRIQUES CARLOS DE MIRANDA, um dos fundadores de "O Comércio do Porto”. Depois de ter tido vários locais ocupa a actual sede desde 1906.


Sobre Rodrigues Sampaio


Sobre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Porto



Quem era Rodrigues Sampaio?

António Rodrigues Sampaio (São Bartolomeu do Mar, Esposende, 25 de Julho de 1806 — Sintra, 13 de Setembro de 1882)

Jornalista e político português que, entre outras funções, foi deputado, par do Reino, ministro e presidente do ministério (primeiro-ministro).
Rodrigues Sampaio foi um dos maiores vultos do liberalismo português de oitocentos, jornalista ímpar e parlamentar de excepção. Personalidade controversa, polémica, mesmo revolucionária, mas sempre coerente e fiel aos seus princípios e desígnios, foi um agitador de renome nacional, o que lhe valeria a alcunha de o Sampaio da Revolução, já que se notabilizou como redactor principal do periódico A Revolução de Setembro. Era um jornalista de causas, não de notícias, como aliás era o jornalismo do século XIX. Apesar da violência verbal e da forma assertiva que sempre utilizou nos seus ataques políticos, Rodrigues Sampaio nunca promoveu o ataque ad hominem. Mesmo quando os seus correligionários lhe pediram que pusesse em causa a dignidade e honradez de D. Maria II e da Corte, negou-se terminantemente, escrevendo que um antro de corrupção política não faria da Corte um lugar de devassidão moral.
Foi esta postura de grande escrúpulo, associado a um incansável labor na defesa dos valores pelos quais pugnava, que lhe concede um lugar cimeiro no jornalismo político português. Era membro importante da Maçonaria.


Na esquina desta artéria com a rua Guilherme da Costa Carvalho situa-se o Bloco de Gaveto cujo projecto de 1955 é da autoria do arquitecto Viana de Lima.

Sem comentários: