31.10.06

Rua ANÍBAL CUNHA

Já se chamou rua da Carvalhosa. outubro 2006

Nesta rua existem:

DISTRIBUIDORA DE FILMES: "Cinema Novo"

IGREJA: Paroquial de Cedofeita

Faculdade de Farmácia (A Faculdade de Farmácia foi criada em 1911) - actualização em 2014: A actual faculdade de Farmácia já não se situa nesta artéria mas sim na rua Jorge Viterbo Ferreira.


Breve nota sobre Aníbal Cunha:

ANÍBAL AUGUSTO CARDOSO FERNANDES LEITE DA CUNHA, nasceu no Porto em 1868. Como sargento, tomou parte na revolta de 31 de Janeiro. Exilou-se para Espanha e para o Brasil, amnistiado, regressou em Julho de 1894; habilitou-se com o Curso Superior de Farmácia, a cujo corpo docente veio depois a pertencer, contribuíndo sempre para o engrandecimento desta profissão, designadamente na transformação das Escolas de Farmácia em Faculdades, e na, construção do edificio actual nesta cidade. Foi desta Faculdade muitos anos professor, director, e ainda internamente, vice-reitor da Universidade. Morreu em São Mamede, em 1931, no posto de tenente-coronel farmacêutico, deixando impressos alguns trabalhos sob química e farmácia.

2 comentários:

Luzinha disse...

Muito aprendo, aqui.

Boa Teo!

António disse...

Olá!
Para já, os meus parabéns por este blog que é um magnífico documento sobre a cidade do Porto (a minha cidade) e que eu já conhecia.
Vou dar-te aqui uma resposta porque não consegui abrir o outro teu blog.
Quero referir-me ao comentário que fizeste sobre o meu texto àcerca das Explicações no Ribeiro.
Andei lá, como externo, de 61 a 64 e não me lembro de mais ninguém chamado Dias.
Tenho 57 anos, perto de 58.
Penso que deves ter lá andado mais tarde, na segunda metade dos 60's.
Será?

Um abraço