21.1.08

Rua do REVILÃO

R

Fotografia localizada e publicada aqui

A Rua do Revilão tomou o nome de um rio que passa em terrenos fundos, detrás da Rua do Lidador, por onde noutro tempo, se fazia caminho para Aldoar, entre bouças de pinheiros e mato, tudo hoje quase desasparecido com a urbanização do local. Mas que significa Revilão? Podemos de certeza, dar uma explicação. Só lembramos que revelão, em português arcaico, significava «rebelde», e talvez seja esta a origem do topónimo. (Toponímia Portuense de Andrea da Cunha e Freitas)


1 comentário:

Fernando Ribeiro disse...

Só agora encontrei este post e por isso só agora é que o comento.

O nome Revilão não vem de revelão, mas sim de Rio Vilão, "que corria entre charcos e terrenos pantanosos e vinha até à Fonte da Moura." (O Aldoarense). Se quanto ao nome do rio, não tenho praticamente dúvidas, permito-me no entanto ter a veleidade de duvidar da afirmação, feita no site O Aldoarense, de que o Rio Vilão iria ter até à Fonte da Moura. É certo que a Fonte da Moura fica num sítio relativamente baixo (nomeadamente no local onde está a Garagem da Vilarinha, junto ao entroncamento da Rua da Vilarinha com a Avenida Antunes Guimarães) e que a Fonte da Moura propriamente dita (enquanto existiu nas proximidades desse entroncamento) deve ter recebido a sua água de algum lado. Ainda nos nossos dias, algum riacho deve correr, agora encanado, em direção a esse entroncamento.

Não me parece, porém, que o tal Rio Vilão corresse para a Fonte da Moura. Inclino-me mais para a hipótese de Andrea da Cunha e Freitas. O Rio Vilão devia passar "em terrenos fundos, detrás da Rua do Lidador". Concretizando, este curso de água deve passar, agora encanado, ao longo da Rua do Jornal de Notícias, por baixo do pavimento, em direção ao Parque da Cidade, onde deve ajudar a alimentar os lagos do parque. Lembro que uma das ruas transversais à Rua do Jornal de Notícias é, precisamente, a Rua de Vila Nova. Ora faz todo o sentido que o rio se chame Vilão, pois passa junto a Vila Nova.