4.12.12

Estúdio 400

421112




Aqui há tempos quando publiquei o artigo do Sérgio Andrade sobre os cinemas desaparecidos do Porto, lembrei-me que há uns anos atrás tinha ouvido falar de um cinema (desconhecido, desaparecido que existia na Foz). 

Alto lá - pensei - deve ser o mesmo. 

Numa tranquila tarde de Outubro passeámos por aqueles campos que (brevemente?) darão lugar à próxima, futura, projectada avenida que terá o nome do rei-soldado D. Pedro IV. Uns passos mais adiante na rua Sá de Albergaria e encontro algo que destoava com todo o que se encontra à volta.

Campos de jogos com piso sintético. Aspecto de escola. Grandioso. Arquitectura dos anos sessenta/setenta. Aproximando-me fiquei a saber que era um centro paroquial!

Mais pesquisa, menos pesquisa. Interrogo os amigos e a família no facebook. Resposta imediata de um primo. Consulta de outro. 

Pronto! tinha descoberto o Estúdio 400.


031212


Existe desde 1976. Talvez não tenha tido programação regular. Serviu para as sessões do Cine-clube da Boavista que anteriormente tinha as suas sessões semanais no Foco, etc.

Agora e aqui, fico à espera de mais detalhes dos meus leitores (de Nevogilde e não só) para completar a ficha deste cinema. 

No Facebook, na página de Nevogilde encontram-se mais algumas achegas a este edifício e às sessões de cinema nele realizadas. 

4 comentários:

Gabriel Silva disse...

Frequentei bastante esse cinema, com sessões aos sábados à tarde.
Trinitás, Herbie e outros filmes do género.
Tinha um ambiente exactamente igual ao do filme «Cinema paraíso». Era dirigido pelo pároco de Nevogilde.
Lembro-me que num dos trinitás, o herois beija uma rapariga e alguem logo na sala grita «ó senhor padre, olhe que a minha mãe não me deixa ver filmes destes...».
Era local de encontro de amigos e bandos «inimigos» (Foz, Cristo-rei, Pinheiro Manso, Pasteleira, Garcia, etc.) que por vezes dava murraças, antes de todos irmos jogar futebol ou a uma festa de garagem.
Andei por lá no final dos ano 70, principios dos anos 80. Sei que depois foi estudio de televisão para uns programas da rtp-porto.

T D disse...

Amigo Gabriel Silva,

Muito obrigado pela sua participação sobre a "história" do Estúdio 400.

victor sousa disse...

salvo melhor opinião, o cinema Estúdio 400, que chegou a servir de sala de ensaio à Sinfónica, ficava na rua Rui Barbosa.

Já o mais antigo cinema da Foz ficava na Esplanada do castelo, onde hoje está um prédio de enormes proporções.

T D disse...

Victor Sousa,

Obrigado pelo comentário.

Eu só sou um visitante e um paaseante do Porto com imagens... cada vez mais imagens e menos histórias oficiais.

É verdade que o mais antigo cinema da Foz foi ali na Esplanada do Castelo.
E mais recentemente outras salas existiram onde se passavam "fitas" com projectores verdadeiros de 35 mm.
As minhas imagens são digitais e de um agora muito recente... outros virão para acrescentarem coisas ao que vou deixando aqui.

Como já disse a determinadas pessoas não sou um historiador da cidade, embora tenha o cuidado de deixar de quando em vez, quando me apetece ou porque eu respeito o trabalho dos outros, certas referências que vou encontrando na net...

As ruas mudam de nome conforme a vontade dos "Princípes" -os autarcas e os seus súbditos.
No caso presente anotei o nome que aparecia naquela placa que se encontra na esquina.

A "História" é feita pelos documentos escritos da época.

A "pesquisa histórica" implica muito trabalho de leitura em bibliotecas...

Pessoalmente já não tenho tempo para gastar os meus olhos nas bibliotecas... prefiro que continuemos a deixar testemunhos actuais para os vindouros, chamo a isto a história imediata.....