15.1.13

O viaduto de Gonçalo Cristovão

2013_020

Este viaduto dedicado ao trânsito automóvel e de carros eléctricos foi inaugurado a 20 de Setembro de 1962. De assinalar que durante a sua construção chegou a cair parte do tabuleiro, o que causou grande burburinho na urbe.
Eu sempre ouvi dizer que o próprio viaduto faria parte de uma via de trânsito mais estruturante  na cidade e que haveria um túnel de ligação desta artéria com a avenida Fernão de Magalhães - como a rua de Ceuta, o projecto não chegou a ser concretizado mesmo cinquenta anos depois. 

No prédio au fundo, à esquerda, logo a seguir à rua de Camões, existiu até há poucos anos a "INOVA - Artes Gráficas". Talvez não tenha resistido às inovações tecnológicas modernas. 
Como nota de rodapé o proprietário desta empresa foi um dirigente do Futebol Clube do Porto, pelos vistos meio esquecido nos últimos tempos: Alfredo Borges.

O prédio à esquerda é o do "Jornal de Notícias" que ocupa uma parte do espaço da antiga Escola Raúl Dória, pois a rua Gonçalo Cristovão anteriormente à construção do viaduto estava alinhada pelo Palacete dos Pestanas.





Sem comentários: