25.10.06

Escadas do BARREDO

foto de Ribatua

O topónimo Barredo - rua, travessa, escadas - é dos mais antigos do Porto, mas, como tantos outros, de incerta etimologia. A origem mais provável e mais conforme às realidades locais é em «barrium» - que já Santa Rosa de Viterbo ensinava ser um lugar pequeno, lugarejo, com o sufixo vulgar «etum».
Na verdade, o Barredo era, e ainda é, um bairrinho à ilharga da cidade velha, compreendendo a Rua e a Travessa dos Canastreiros, a Rua da Lada, a Rua, Travessa e Escadas do Barredo, a Rua e Travessa de S. Francisco de Borja, a Rua de Baixo, a Viela do Buraco, o Largo do Terreirinho, as Escadas do Porão e as das Verdades.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro TeoDias,

Deixo-lhe uma sugestão para os artigos, terminar com 2 linhas onde incluiria as fontes.

Bem sei que na maioria das vezes cita a Toponímia Portuense do Dr. Eugénio da Cunha Freitas, mas julgo que não custa dar mérito a quem de direito.

Cumprimentos

Artur Navarro

T D disse...

Caro Artur Navarro,

agradeço a sua sugestão. eu sei que este blog é ainda muito incipiente, mas também pode evoluir.

na verdade, não utiliso directamente a obra de Eugénio da Cunha Freitas. algumas notas vieram da antiga página da toponimía do "site" da Câmara Municipal do Porto (actualmente inacessível) outras directamente de "O Tripeiro" ou então de quem escreveu sobre o Porto. na medida do possível vou colocando links, mas ainda estou longe de um trabalho enciclopédico.
poderia citar o Horácio Marçal, o Germano Siva ou então o Helder Pacheco ou o Júlio Couto, para não me referir a tantos outros que amam ou amaram o Porto e ajudaram a divulgar a história da cidade.

abraço

Anónimo disse...

Caro TeoDias,

Por algum motivo este blog é de referência para todos que vivem o Porto.

Cite o Horácio Marçal, Artur Magalhães Basto, Firmino Pereira, Eugénio de Cunha Freitas, notáveis investigadores que souberam sentir o pó dos arquivos. Quem sabe um dia se entusiasma de fazer as suas próprias pesquisas.

Um abraço

Artur Navarro

Anónimo disse...

Quero ver aqui a Rua da Sovela...