9.10.06

Rua de NEVOGILDE



«Nevogilde, a par de Novegilde e do galego Novegil, é topónimo originário do onomástico germânico. Deriva de nome de homem Leovegildo, que se enontra em documentos do século X e dos seguintes. Uma escritura de 1058 refere-nos uma Uilla Lovegilde, mas só dois séculos mais tarde temos noticía da freguesia de Nevogilde. Nas inquirições ordenadas por D. Afonso III, em 1258, no julgado de Bouças os oficiais régios foram à "Ville que vocatur Lovigilldus", então já freguesia, com sua igreja de que eram padroeiros os mosteiros de Santo Tirso e de Pombeiro, que aí tinham seus casais, assim como os possuíam o rei, a Ordem do Hospital os mosteiros de Tarouca (por doação dos cavaleiros de Esposade) e de Macieira, e outros.»

"Toponímia Portuense" de Eugénio Andrea da Cunha e Freitas

2 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

"Quanto à origem do seu nome, D. Domingos Pinho Brandão defende que «Nevogilde é de origem germânica», tratando-se de uma evolução do antropónimo Leovegildo, que provavelmente foi proprietário de uma pequena vila medieval ali existente, e o seu topónimo aparece com variantes entre os séculos X e XIII."

(Rui Branco, em Nevogilde, Colecção "Mediana - Guias das Freguesias do Porto", Edições Afrontamento e Mediana S.A., Porto 1995)

Luzinha disse...

Bela foto!

Bela perspectiva!

:O)