21.7.08

Rua BERTA ALVES DE SOUSA

17|07|08

Localizada aqui



Mas quem foi Berta Alves de Sousa?

"De seu nome completo Berta Cândida Alves de Sousa, nasceu em Liège (Bélgica), em 8 de Abril de 1906, de família oriunda do Porto, cidade para onde veio muito nova, aí radicando toda a sua acção de pedagoga e compositora. Diplomou-se pelo Conservatório local em 1942, tendo sido discípula aí de Moreira de Sá, Luís Costa, Lucien Lambert e Cláudio Carneyro. De 1927 a 1929, tomou lições, em Paris, com Wilhelm Backhaus e Theodore Szantó (piano) e George Mingot (composição). Em Lisboa, aperfeiçoou-se com Vianna da Motta. Interessando-se posteriormente pela direcção de orquestra, estudou com Clemens Krauss, em Berlim, e Pedro de Freitas Branco, em Lisboa. Frequentou mais tarde cursos de interpretação de Alfred Cortot (piano) e de didáctica musical do Prof. Edgar Willems.
Ingressou no Conservatório de Música do Porto em 1946 como professora da classe de música de câmara. Em 1949, passou a reger a cadeira de piano do curso superior do mesmo estabelecimento. Actuou simultaneamente em muitos recitais e concertos, quer a solo, quer como acompanhadora, quer ainda como regente.
Foi vogal do Instituto de Alta Cultura, realizou inúmeras conferências e desde 1939 exerceu a crítica musical no jornal "O Primeiro de Janeiro", do Porto.
Como compositora, a sua obra abarca especialmente a música de câmara, a música coral religiosa e a sinfónica, seguindo uma corrente estética impressionista e utilizando em larga escala, na sua escrita, a politonalidade. Tem realizado também experiências no campo da Simetria Sonora, modalidade que praticou junto do seu criador, o compositor Fernando Corrêa de Oliveira.
Em 1941, foi distinguida com o Prémio Moreira de Sá instituído pelo Orpheon Portuense.
Berta Alves de Sousa morreu no Porto a 1 de Agosto de 1997, estando o seu espólio musical actualmente na posse do Conservatório de Música do Porto."

Artigo publicado aqui.



Sem comentários: