27.8.08

IGREJA DO CRISTO REI

19|08|08



"A presença dominicana na cidade do Porto remonta à primeira metade do século XIII. A chegada a esta cidade deu-se no ano de 1237 pela acção do bispo D. Pedro Salvador, o qual, escrevendo ao Capítulo Provincial que decorria na cidade de Burgos (Castela), solicita a vinda dos dominicanos, concedendo-lhes, inicialmente, todas as ajudas necessárias para a sua implantação. Segundo Fortunato de Almeida, na sua História da Igreja em Portugal, o bispo D. Pedro pede que fundem um convento nesta cidade, "a fim de auxiliarem a remediar as desordens de toda a espécie que lavravam nella e nas terras vizinhas".[1]

A fundação do Convento de São Domingos, tendo como grande benfeitor o rei D. Sancho II, é de 1239 e, por sinal, foi o mais antigo da cidade do Porto. A sua construção concluiu-se em 1245.

Sabe-se que os primeiros dominicanos, nesta cidade, foram Fr. Gualter e Fr. Domingos Galego.

A permanência dos dominicanos na invicta só foi interrompida com a extinção das ordens religiosas em 1834. A partir desta data, a nossa Ordem fez-se representar, apenas, pela comunidade dos religiosos irlandeses do Corpo Santo, em Lisboa. Será nesta comunidade que se iniciará o longo processo que conduzirá à restauração da Província Dominicana no nosso país, ocorrida a 11 de Março de 1962, ou seja, praticamente 128 anos depois da lei de extinção decretada pelo ministro Joaquim António de Aguiar.

Os dominicanos regressam ao Porto em 1938, com a abertura de uma casa. Em 1949, por insistência do Bispo D. Agostinho de Jesus e Sousa, a comunidade desloca-se para o Bairro Gomes da Costa e começam-se as iniciativas para a construção do actual Convento. Convém referir que para a realização deste projecto contribuíram variadíssimas pessoas, onde se destacam o Fr. Estêvão Faria, então superior da comunidade, e o Prof. Dr. Luís de Pina, que obteve da Câmara Municipal o terreno onde estão o Convento, a Igreja e o Centro Paroquial. A dedicação da nova Igreja ocorreu no dia 25 de Maio de 1954, sob a presidência do D. Francisco Rendeiro. Passados pouco mais de 5 anos, no dia 25 de Outubro de 1959, é restaurado oficialmente o Convento do Porto, agora com a invocação de Cristo Rei.

Segundo o testemunho do Fr. Bernardo Domingues, "o desenvolvimento citadino e a actividade social e religiosa entraram em apreciável dinâmica de integrado crescimento assim como a consciência colectiva de que Cristo Rei era, de facto, uma comunidade social e religiosa com características próprias. Por isso, já em 1963, houve um movimento de leigos para que se tornasse, de facto, uma Paróquia." Facto que só viria a acontecer no dia 02 de Fevereiro de 1979, pela mão do então Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes. Nomeou-se para primeiro pároco desta Paróquia o Fr. Eugénio Boléo, seguindo-se, alguns anos depois, o Fr. Rogério Amorim que levaria a execução o actual Centro Paroquial.

Presentemente, a comunidade conventual, constituída por sete irmãos, presta serviços à comunidade paroquial que neste momento congrega múltiplas actividades pastorais (desde a Catequese com mais de 800 crianças, onde perto de 80% são oriundas de fora da Paróquia, passando pelos Convívios[2], que reúnem cerca de 300 jovens, assim como as três conferências vicentinas ligadas há mais de 50 anos à nossa comunidade, e outros movimentos laicais: as nossas fraternidades leigas, a Legião de Maria, Fé e Luz, Escoteiros, etc). Refira-se, também, que desde 1997 funciona, no nosso Centro, o Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes[3], onde são ministrados diversos cursos para centenas de pessoas que todos os anos se inscrevem nesta instituição ligada ao saber.

[1] Fortunato de Almeida, História da Igreja em Portugal, tomo I, Coimbra 1910, p. 302.

[2] http://crconvivios.no.sapo.pt/CCR.htm

[3] www.icafg.pt "




3 comentários:

Anónimo disse...

Cumprimentos.
Em primeiro lugar parabéns pelo blog.
Queria pedir o favor de me informar onde fica situada a igreja de Cristo Rei aí no Porto pois gostaria de lhe fazer uma visita pois estou a levar a cabo uma recolha de fotos de S. Gonçalo e sei que nessa igreja existe uma imagem e gostaria de recolher uma foto.
Grato pela atenção,

António Patrício

Anónimo disse...

Não sei se ficou registado o meu endereço, mas em caso de dúvida,

antoniopatricio51@hotmail.com

Gabriel Silva disse...

Caro António Patricio,

A igreja e Conventod e Cristo-rei fica situada na Praça D. Afonso v.
Descendo a Avenida marechal Gomes da costa em direcção ao mar, fica numa transversal á sua direita.

existe uma imagem de São gonççalo, mas não na Igreja, e sim na capela do Centro paroquial, anexo ao convento, rua de santa Joaana princesa.