20.5.13

Rua JOÃO DE ARAÚJO CORREIA

2013_092



Por enquanto é somente arruamento, sem casas, no meio de campos maltratados e mal-cuidados. Rua virá talvez um dia a ser. Implantada sobre os antigos terrenos da STCP da Carcereira. Quem ainda se lembra de ver alguns últimos autocarros, a recollher, com o dístico: CARCEREIRA?

O homem do Douro, o cronista, o médico, o escritor, com direito a estátua no Peso da Régua, merecia melhor rua na cidade em que frequentou a Faculdade de Medicina.

* * *


João Maria de Araújo Correia nasceu a 1 de Janeiro de 1899 na Casa da Fonte, freguesia de Canelas do Douro, município de Peso da Régua, no seio de uma família modesta.
Era filho de António da Silva Correia, solicitador, e da sua segunda mulher, Maria Emília de Araújo, e irmão de Amélia e Maria Ana.
Com cerca de três anos de idade foi viver para a Régua com a família; contudo, em 1913 regressou a Canelas após a morte da tia Maria Soledade.
Adquiriu com o pai o gosto pelas obras de Camilo, autor de "Mistérios de Fafe", o primeiro livro que leu por volta dos oito anos.

Pode continuar a ler aqui.




Sem comentários: