23.1.14

Casa de Saúde da Carcereira

2014_030


A Casa de Saúde da Boavista é pertença da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição. 

É uma Instituição de saúde privada, de inspiração Católica e de utilidade pública.

Inaugurada em 08 de Setembro de 1934, surgiu para dar resposta à necessidade de preparar, técnica e cientificamente, as Irmãs Enfermeiras. Ao longo da sua história tem sido alvo de grandes remodelações e ampliações sendo a primeira, a construção de um Bloco Operatório, cuja inauguração data de 1940, tendo sido considerado, na época, o melhor da Península.

Em 1935 abriu uma Escola de enfermagem, que foi oficializada em 1937, com o nome de “Instituto de Ensino da Associação das Franciscanas”, para formar Irmãs Enfermeiras. Em 1950, modelarmente montada, abre as suas portas a alunas seculares. Em 01 de Outubro de 2006 esta Escola é integrada na Universidade Católica Portuguesa.

Em 04 de Outubro de 1952 é inaugurado o Serviço Permanente de Medicina e Cirurgia, mais vulgarmente designado por “Urgências da Carcereira”, que ao longo dos anos desenvolveu um importante serviço na cidade do Porto.
 Por falta de condições físicas, técnicas e económicas, a Congregação decidiu encerrar este serviço ao público em 1982 e reconverter aquele espaço num Serviço de Consultas e de Imagiologia.

Em 1997, a Congregação, apoiada no parecer da Direcção da Casa de Saúde e nas exigências da legislação em vigor, decidiu empreender a grande remodelação e ampliação das suas instalações.

As prioridades seriam: Bloco Operatório Central, toda área de Internamento, Pavilhão de consultas e construção de um Bloco de Cirurgia de Ambulatório.
Sendo reconhecida ao longo dos tempos a grande lacuna deixada pelo encerramento do serviço de Urgência, o projecto de obras contemplou, também a construção de um novo espaço destinado a um serviço de Atendimento Permanente, que de novo abriu as suas portas ao Público em 05 de Março de 2003.

Foi construída também uma área destinada a uma Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP), cuja inauguração ocorreu em Março de 2004 e que permitiu o desenvolvimento da Cirurgia Cardío-Torácica, na Casa de Saúde da Boavista.

No mesmo projecto foi ainda prevista a criação de um serviço de Obstetrícia que entrou em funcionamento em Dezembro de 2004.

As restantes remodelações e ampliações encontram-se finalmente concluídas.



Sem comentários: