27.1.14

Rua Fernando Cabral

2014_035



Fernando Soares Cabral Monteiro nasceu em 1928, na freguesia da Vitória, no Porto. Licenciado em Direito e diplomado em Ciências Pedagógicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi vice-governador civil do Porto, entre 1974 e 1976. Após o 25 de Abril integra o núcleo fundador do PPD, com Francisco Sá Carneiro, ocupando vários cargos de representação política.

Presidente da Câmara Municipal do Porto, eleito em 1986, exerceu o mandato até finais de 1989, estando ligado, entre outros projectos, ao lançamento da Via de Cintura Interna (VCI), criação do Parque da Cidade e compra do Teatro Rivoli.




1 comentário:

c@stelo disse...

Foi ainda Vice Presidente do Futebol Clube do Porto, no mandado de Afonso Pinto de Magalhães. Foi Vice Governador Civil, no mandato de Mário de Cal Brandão. A rua que consagra o seu nome foi rasgada num novo empreendimento imobiliário, que veio ocupar o espaço onde há poucos anos laborava a Fábrica FAPOBOL. Foi ele que decidiu a compra do Teatro Rivoli, evitando que o mesmo fosse parar às mãos de interesses imobiliários. E nunca esquecer deixou os cofres da CMP cheio, que o Dr. Fernando Gomes esvaziou no seu 1º mandato. Também foi alvo de críticas.