8.1.14

O Atelier do Escultor José Rodrigues

2014_015



2014_013



2014_014


O Atelier do escultor está inserido nos locais da Fundação José Rodrigues que ocupam desde 2008 os locais da Real Fábrica Social, situada no Alto da Fontinha. Mas sobre isso haverá num futuro próximo outra página deste blogue.


2014_016



Algumas linhas sobre a biografia:

José Joaquim Rodrigues nasceu em Luanda em 21 de Outubro de 1936, filho de um casal natural de Alfândega da Fé.

A vocação para as artes parece tê-lo sempre acompanhado. Ainda muito jovem, a sua mãe dizia que seria um barrista por tanto gostar de moldar barro.
Depois de persuadir o pai a deixá-lo estudar em Portugal, viveu, primeiro, no distrito de Bragança, em casa de familiares, e, depois, aos catorze anos fixou-se no Porto, com o intuito de estudar Belas Artes. Concluiu o curso de Escultura em 1963 na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde foi professor.

Em 1968, com os colegas Ângelo de Sousa, Armando Alves e Jorge Pinheiro, que com ele terminaram o curso com a classificação máxima, formou o grupo "Os Quatro Vintes". 

No Porto, onde passa a maior parte da sua vida, presidiu à Direcção Cooperativa de Actividades Culturais Árvore durante 32 anos. Também se ligou ao Minho, mais concretamente a Vila Nova de Cerveira, onde recuperou o convento de São Paio e foi um dos promotores da Bienal Internacional de Cerveira, instituída no ano de 1978. Promoveu diversas iniciativas de cariz cultural em Alfândega da Fé.

Desde 1964 que expõe individualmente, em cidades como o Porto, Amarante, Alfândega da Fé, Vila Nova de Cerveira, Cascais, Tóquio, Paris e Macau. Nesta última, por exemplo, apresentou Esculturas e Desenhos no Leal Senado, em 1992.

É autor de poderosas esculturas e de arte pública espalhada por muitos pontos do país (Porto, Viana do Castelo, Monção, Arcos de Valdevez, Vila Nova de Cerveira, Vila Real, Lisboa, Alfândega da Fé, etc.). 

Desde 1973 que participa em exposições colectivas, realizadas em Portugal, na Áustria, em Espanha, na Hungria, nos EUA, na Alemanha, no Luxemburgo, em Itália, no Brasil, na Índia e na China, etc.

Além da escultura dedica-se igualmente a outras expressões artísticas. Fez ilustração para livros de escritores e poetas, como Eugénio de Andrade, Jorge de Sena, Vasco Graça Moura e Albano Martins. Produz cerâmica e medalhística. Realiza cenografias – em Espanha, colaborou com a Companhia Nacional de Teatro da Galiza e com a Companhia de Teatro de Madrid, e, em Portugal, com o Teatro Universitário do Porto, com o Teatro Experimental do Porto, com a Seiva Trupe, com o Teatro Experimental de Cascais e com o Teatro D. Maria II e, ainda, com a Câmara Municipal Porto, para quem desenhou o cenário da cerimónia de classificação do Porto como Património da Humanidade, naquela instituição em 1996.

Está representado em várias colecções particulares e instituições, no país e no estrangeiro.


Sem comentários: