22.1.14

Universidade Intergeracional Fernando Pessoa

2014_027


Ao passar por ali, rua das Cruzes, bem me parecia que era coisa nova. 

Fui à procura por essa net fora e encontrei um artigo da Junta de Freguesia de Ramalde:

«Decorreu no dia 9 de Abril a inauguração das instalações da Universidade Intergeracional Fernando Pessoa (UIFP), um projeto conjunto e inovador da Universidade Fernando Pessoa e da Junta de Freguesia de Ramalde.

Pretende-se com o funcionamento da UIFP proporcionar, aos jovens e séniores, o acesso à igualdade e a novas oportunidades, numa perspetiva de inserção e coesão social; o acesso ao meio ambiente académico universitário, reforçando os elos de partilha entre gerações distintas, contribuindo para uma melhor qualidade de vida humana e social.

Este projeto é aberto aos cidadãos jovens (entre os 15-25) e seniores (a partir dos 50 anos), da freguesia de Ramalde, do concelho e da área metropolitana, e localiza-se na ex - escola primária das Cruzes (Rua das Cruzes,847, Ramalde/Porto).

O auditório “Fernando Pessoa” foi pequeno para acolher as personalidades da área política, social, religiosa, cultural e associativa da freguesia e da cidade, para além dos séniores, crianças e jovens, que assistiram à cerimónia de inauguração, presidida pelo Prof. Doutor Salvato Trigo, Magnifico Reitor da Universidade Fernando Pessoa e pelo Dr. Manuel Maio, Presidente da Junta de Freguesia de Ramalde.

O Dr. Manuel Maio destacou o carácter inovador do projeto a nível nacional, assente na intergeracionalidade. Deu enfoque à II Assembleia Mundial para o envelhecimento, das Nações Unidas (Madrid: 2002) e à “Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (2005/2014), salientando qua a “solidariedade intergeracional é o instrumento de organização de uma sociedade para todos, daí resultando a verdadeira coesão social”. Assim, e neste contexto, serão criadas sinergias com o Projeto Raiz, cuja entidade gestora e promotora é o Colégio do Rosário; o Projeto Ramal(de) Intervenção, do qual a autarquia é a entidade promotora e o ASAS de Ramalde a entidade gestora (sendo a UFP é parceira), ambos integrados no Programa Escolhas e com o Projeto Crescer e Formar, promovido igualmente pela Junta em parceria com a Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

 O Prof. Doutor Salvato Trigo, na sua intervenção afirmou que “a intergeracionalidade é igual a educação, uma vez que é pela memória que nos educamos”.
Sublinhou, ainda, que a atual crise civilizacional se deve ao facto “de se dar mais valor aos objetos antigos do que às pessoas antigas” e, que o papel da Universidade é o de contrariar a tendência atual de “desviar os objetos do seu fim, deixando-se dominar por eles”. 
Seguiu-se a bênção das instalações e das pessoas presentes, pelo Padre Correia Fernandes, Paróquia Nossa Senhora do Porto, em concelebração com o Padre Almiro Mendes, da Paróquia de Ramalde e pelo Padre Feliciano Garcês, da Paróquia Nossa Senhora da Boavista.

Foi, posteriormente realizada uma visita guiada às instalações da UIFP, que conta com duas salas de aulas, uma biblioteca/centro de recursos, um auditório, um espaço convívio e uma sala para “ Espaço Criança” do Asas de Ramalde.
Atuaram em seguida os Grupo Coral Infantil e Juvenil e Sénior de Ramalde, que receberam fortes aplausos. »








Sem comentários: