1.10.07

Caminho das CONGOSTAS


Eu procurei, procurei, mas não consegui encontrar a origem do nome de Congostas. Tenho a impressão que tenho que ir dar uma volta ao blog da toponímia portuguesa...

5 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

Caro Teo Dias, o dicionário on line da Priberam dá o seguinte significado para a palavra "congosta":

de cangosta < Lat. canale angusta, canal estreito

s. f.,
rua estreita e longa;

caminho estreito entre paredes e mais ou menos em declive

T D disse...

Caro "denudado":

Obrigado pela ajuda e pela ciência.

Acho que me estou a tornar preguiçoso com esta coisa de só procurar as coisas na internet, tenho a impressão que tenho que voltar a ler coisas impressas em papel.

Mas, pelos vistos, o "caminho das cangostas" não é mais nem menos do que um pleonasmo.

Beatriz disse...

Muita terras têm uma rua, viela, travessa ou caminho das Congostas e fica próximo da casa paroquial, através do qual se levava a côngrua ao pároco. Foi uma explicação dada por um notário aquando da realização duma escritura. De facto, também havia uma rua das Congostas na zona da Sé, da cidade do Porto! Será? Pode ser!

Filipe Bernardo disse...

Sim, ao que tudo indica existia uma rua das congostas junto ao rio da vila,agora subterrâneo na rua Mousinho da Silveira no Porto.Alias foi a razão da minha pesquisa.Encontrar um mapa antigo em que não só o rio mas também a rua estejam representados.Alguém pode ajudar?

T D disse...

Filipe Bernardo,

Neste blogue sobre as Congostas de Mousinho da Silveira encontra referência aqui: http://ruasdoporto.blogspot.pt/2008/04/rua-mouzinho-da-silveira.html . Espero que mais alguém se interesse pelo assunto e lhe possa responder.