31.3.08

Rua GUSTAVO DE SOUSA (actualização - 2013)



30 | 03 | 08

Fotografia publicada e localizada no Flickr



Embora nada esteja especificado na página da Toponímia da Câmara Municipal, penso que este "Gustavo de Sousa" (1818 - 1899) deve ter sido o engenheiro responsável pela construção do "Salão Árabe" do Palácio da Bolsa.

Actualização em Dezembro de 2013:

Acabo de encontrar algo mais sobre Gustavo Adolfo Gonçalves de Sousa na página da Universidade do Porto:


« Gustavo Adolfo Gonçalves de Sousa nasceu no Porto, em 1818.


Durante a juventude combateu no Cerco do Porto (1832-1833), tendo servido como alferes no batalhão comandado por José Vitorino Damásio (1807-1875), engenheiro, professor e fundador da Associação Industrial Portuense.


Nesta cidade, frequentou a Academia Politécnica do Porto. A 18 de Setembro de 1850 foi-lhe atribuída carta de curso de Engenharia Civil de Pontes e Calçadas.


Em 1851 foi nomeado lente substituto da Academia Politécnica do Porto, deste modo tornando-se o primeiro ex-aluno formado nessa escola a integrar o seu corpo docente. Dezassete anos mais tarde, pelo Decreto de 7 de Outubro de 1868, foi promovido a lente proprietário da 5.ª cadeira (Astronomia e Geodesia), sucedendo a Joaquim Torcato Álvares Ribeiro. Em 1853 passou a leccionar também a 3.ª e 5.ª cadeiras da Escola Industrial do Porto, incentivado por José de Parada e Silva Leitão, combatente liberal, lente da Academia Politécnica do Porto e fundador do "Jornal da Associação Industrial Portuense".


Gustavo de Sousa integrou a comissão para a construção da Academia Politécnica, projectada por José da Costa e Silva e Carlos Amarante e, em 1862, sugeriu alterações para o edifício cuja construção estava em curso. Esta foi a razão pela qual, na sessão de 30 de Julho desse ano, o Conselho Académico da Academia Politécnica votou agradecimentos a Gonçalves de Sousa "pelo muito trabalho que teve em elaborar as plantas e os cortes para o edifício da Academia, oferecendo para subir ao governo um trabalho que honra a Academia".


A 26 de Janeiro do ano seguinte, o "plano geral" das obras do edifício foi enviado às autoridades competentes, dele constando acomodações para a Academia Politécnica, para a Academia Portuense de Belas Artes, para a Escola Industrial e para a Biblioteca Pública.


Entre 1860 e 1879, Gonçalves de Sousa dirigiu as obras do Palácio da Bolsa, onde, entre outros projectos, riscou a Escadaria Nobre (1862) e o Salão Árabe (antigo "Salão das Recepções"), construído a partir de 15 de Setembro de 1862 e inaugurado a 12 de Junho de 1880, numa sessão comemorativa do terceiro centenário da morte de Luís Vaz de Camões (1524-1580).


Na década de sessenta do século XIX, Gonçalves de Sousa colaborou na construção do Palácio de Cristal, desenhado por Thomas Dillen Jones e executado por F. W. Shields. Foi director do Instituto Industrial do Porto, trabalhou nos serviços das Obras Públicas do Estado, na construção de estradas e foi engenheiro da Câmara Municipal do Porto. Projectou a Avenida da Boavista durante a segunda metade do século XIX e traçou a planta da nova Capela Geral do Cemitério de Agramonte, iniciada entre 1870/1871 e alterada em 1906 pelo arquitecto José Marques da Silva.


Morreu no Porto a 30 de Março de 1899. »


1 comentário:

joydot disse...

interesting blog!