13.3.08

Rua MAJOR DAVID MAGNO




Fotografia publicada e localizada no Flickr



Nesta rua encontra-se a ESCOLA SECUNDÁRIA OLIVEIRA MARTINS.

Actualização de Outubro 2012:


Sobre David Magno:

Há poucas horas o Almanaque Republicano publicou a primeira parte de uma nota biográfica sobre ele:

"Com o nome completo de David José Gonçalves Magno, nasceu em Lamego, a 17 de Agosto de 1877 e morreu em Lisboa a 30 de Setembro de 1957, aquele que viria a ser um militar, publicista e arqueólogo com algum prestígio. Foi também autor de vários livros de carácter memorialístico, sendo um deles dedicado à sua participação na I Guerra Mundial.

Seguiu a carreira militar, sendo promovido a alferes em 22 de Dezembro de 1906. Começou por se distinguir em Angola, em 1909 e 1910, ao conseguir avançar para o interior e impor a presença portuguesa na região dos Dembos Orientais. A partir de 15 de Fevereiro de 1909, uma coluna contando 133 soldados e comandada pelos alferes David Magno e António Margão avançou durante vários dias nos territórios do Golungo Alto. A 27 de Setembro de 1909, toma a aldeia do Caculo-Caenda. Porém, a instabilidade era grande e os Dembos voltam a revoltar-se e o comandante militar de Lombige, alferes David Magno, tentou ainda pacificamente resolver a situação. Não conseguindo obter sucesso na sua missão, instala uma fortificação em plena capital do Caculo-Caenda, denominada “Forte de Santo António”, construído já em 1910, tudo indica que em 22 de Fevereiro.  Mas a presença continuava a ser rejeitada pelos habitantes da região e Henrique Mitchell de Paiva Couceirochegou a pensar na organização de uma grande expedição militar para dominar a região, mas a falta de meios e de apoios vindos de Lisboa, acabaram por nunca permitir a sua concretização.

Nos relatos que existem sobre a actividade de David Magno nos territórios angolanos, deixam-nos algumas pistas sobre esta personalidade. René Pélissier afirma sobre Magno “um oficial de vaidade dificilmente suportável mas extremamente temível, visto que preferia a diplomacia às balas”. A sua estratégia para se aproximar de D. Domingos Miguel Sebastião, líder dos Dembos na região de Caculo-Caenda, passou por fingir que salvava a vida de um dos filhos do soba, depois procurou criar atritos entre os Dembos para lançar uns contra os outros, por fim, e apenas com 21 soldados europeus e 23 soldados landins, conseguiu entrar na aldeia de Caculo Caenda e convenceu-o de que aqueles soldados eram somente exploradores de uma grande coluna de soldados que se dirigiam para a região. Durante cinco meses viveu quase isolado do resto do resto do mundo, mas desenvolveu uma acção de colonização semelhante à que era levada a efeito pelos franceses: abriu uma escola e instalou uma casa comercial. A intenção de David Magno era, ficar com a glória de ter sido ele a ter pacificado a região dos Dembos." ... 

Pode continuar a ler este artigo no Almanaque Republicano.






1 comentário:

Rita Carvalhas disse...

Actualmente, na rua major david magno encontra-se a escola artística soares dos reis que passou da rua firmeza para as antigas instalações da escola oliveira martins. que tal dar uma voltinha por lá para ver as alterações, para ver como o ambiente muda o espaço.