17.10.08

Painel na rua de Ceuta

15|10|08

Publicado no Flickr

Cada vez que passo por aqui, penso naquele painel que ainda há pouco existia no extinto "Café S. Paulo" no início da rua do Rosário e que eu não consegui fotografar antes de ter sido destruído pela implantação de mais uma agência bancária!

Este painel é da autoria de Augusto Gomes, aqui vai um pouco da sua biografia:

«Augusto Gomes de Oliveira, filho de António Gomes de Oliveira e de Ana Gomes da Silva, nasceu a 12 de Julho de 1910 em Matosinhos.
Frequentou, na Escola de Belas Artes do Porto, o curso superior de pintura, tendo obtido a classificação final de 19 valores.
Nos anos de 1939 a 1944 foi professor provisório nas escolas Industriais de Viana de Castelo, de Viseu, de Bragança, Marquês de Pombal em Lisboa, e Faria Guimarães no Porto, tendo, nesse último ano, abandonado o ensino para se dedicar inteiramente à sua actividade artística.
Alguns dos seus trabalhos figuram em colecções particulares de Portugal, Brasil e Estados Unidos da América do Norte e nos museus de Bragança, Luanda e Soares dos Reis, no Porto.
Entre os diversos trabalhos que executou contam-se retratos, cartões para tapeçarias e mosaicos, quadros diversos, painéis decorativos e pinturas murais em vários edifícios, entre os quais os frescos da Capela - mor de Nossa Senhora da Conceição, no Porto, um fresco no Hotel Ofir, um mural no Posto de Turismo de Matosinhos, um mural de cimento colorido e pedra, no exterior do edifício Vouga, no Porto, mosaico na fábrica da Companhia União Fabril Portuense e vários painéis em hotéis. Um no Hotel da Batalha, no Porto, outro no Hotel Porto - Mar em Matosinhos, Livraria Portugália, no Porto, etc.

De 1953 a 1958 trabalhou longamente para o Teatro Experimental do Porto, responsabilizando-se por inúmeros trabalhos de figurinos e " maquetes" de cenário.
Em 1964, foi nomeado membro da Junta Nacional da Educação e, entre 1964 e 1970, acompanhou diversas viagens de estudo a centros de arte estrangeiros, com os alunos da E.S.B.A.P.. Assim, como professor daquele estabelecimento de ensino superior, deslocou-se nomeadamente a Paris, Bruxelas e diversas cidades de Itália e Inglaterra. Em 1974, aposentou-se do seu lugar de professor da E.S.B.A.P.. Ainda no mesmo ano, participa numa exposição colectiva dos artistas do concelho de Matosinhos, realizado nas instalações do Orfeão de Matosinhos.
Em 1975, teve trabalhos seus integrados na exposição " Levantamento da Arte do Séc. XX no Porto".
Faleceu em Matosinhos, em 20 de Outubro de 1976.

Fonte: Rede Nónio



Sem comentários: