3.10.08

Rua LUÍS WOODHOUSE

02|10|08

Publicada no Flickr


O Professor Luís Inácio Woodhouse nasceu no Porto em 1858, e faleceu em 1927. Descendente de uma ilustre família inglesa por seu pai - Roberto Guilherme Woodhouse Barreto de Lencastre - bacharel formado na Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra, sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa, lente de Matemática na portuense Academia Politécnica (1884), foi, nos dizeres de um seu biógrafo «professor insígne, uma inteligência arguta e um carácter primoroso». Lembremos o perfil do ilustre sábio, traçado por um seu discípulo, o Professor Aníbal Cipião de Carvalho: ao aproximarem-se dele «todos reconheciam a sua superioridade nos mais variados sentidos», e admiravam «o extraordinário equilíbrio das múltiplas aptidões do seu espírito, a extensão da sua cultura, a bondade do seu coração, a inteligência de que era dotado, a ânsia constante de perfeição, a afabilidade de trato e a educação primorosa». A sua extensa bibliografia e outros dados para a sua biografia podem ler-se na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.






Sobre Paranhos

Nos inícios do século XX a maioria da população residente na freguesia ainda se dedicava à agricultura, uma vez que os terrenos eram férteis e abundantes em água. Hoje podemos desfrutar da tranquilidade de inúmeros espaços verdes e jardins, um pouco espalhados por toda a freguesia, como a Quinta do Covelo, o Jardim de Arca D’Água, Largo do Campo Lindo, entre outros.

Como o número de habitantes foi crescendo incessantemente, a freguesia foi-se transformando em termos paisagísticos. Muitos dos campos existentes, foram dando lugar à construção de edifícios, não só habitacionais, mas também institucionais. É portanto, no século XX, que começa a nascer uma freguesia de cariz urbano, com a pavimentação de ruas e caminhos, aproximação da freguesia ao centro da cidade através do melhoramento das vias, o que se traduziu numa maior mobilidade da população.

Uma das entidades que perdeu inúmeros terrenos em prol do desenvolvimento urbano foi a Igreja, uma vez que Paranhos foi Couto de bispos desde 1341, ano em que o rei D. Afonso IV a confirmou à Mitra do Porto.

À Igreja, pertenciam terrenos como:

- Quinta do Regado, onde hoje se encontra o Bairro do Regado

- Quinta do Tronco, onde hoje é a Rua do Amial e Rua Nova do Tronco

- Quinta do Paço, onde hoje estão as Ruas Dr. Manuel Laranjeira, Pereira Reis, Assis Vaz, Luís Woodhouse, Pedro Teixeira, Rua do Relógio, entre outras

- Casal do Couto, cujos antigos terrenos hoje são ocupados pelas Ruas do Vale Formoso, Campo Lindo, Luz Soriano e a Praça Nove de Abril (Jardim de Arca D’Água).

Texto publicado em Paranhos


Sem comentários: