13.11.08

Rua VITORINO DAMÁSIO

12|11|08


Fotografia publicada e localizada no Flickr




Sabe quem foi Vitorino Damásio?


«José Vitorino Damásio (Santa Maria da Feira, 2 de Novembro de 1807 - Lisboa, 19 de Outubro de 1875) foi engenheiro, professor da Academia Politécnica do Porto, director do Instituto Industrial de Lisboa e fundador da Associação Industrial Portuense, hoje Associação Empresarial de Portugal, em Portugal.

Nascido na, então, Vila da Feira, José Vitorino Damásio formou-se como bacharel na Universidade de Coimbra em Filosofia e Matemática.

Durante as Guerras Liberais, combateu contra D. Miguel, chegando a general de brigada e sendo condecorado com a Torre e Espada pelo seu comportamento durante o Cerco do Porto.

Foi lente da Academia Politécnica do Porto e engenheiro-director das Obras Públicas do distrito, onde, entre outras obras, se encarregou da construção da estrada do Alto da Bandeira aos Carvalhos, empregando ali o sistema de cilindragem concebido pelo engenheiro francês Antoine-Rémy Polonceau, que era desconhecido em Portugal.

Vitorino Damásio fundou, com Faria Guimarães, a Fundição do Bolhão, introduzindo a indústria do fabrico da louça de ferro fundido esmaltada e estanhada a banho. Em Lisboa foi reitor do Instituto Industrial, antepassado do actual Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, director da Companhia das Águas, empresa que veio dar origem à EPAL, e director-geral dos Telégrafos, actual CTT.

Em 1849, Vitorino Damásio encabeçou um movimento que levou à criação da Associação Industrial Portuense, hoje Associação Empresarial de Portugal, da qual foi, mais tarde, o seu terceiro presidente.»

Artigo publicado na Wikipédia


Pode ver mais sobre Vitorino Damásio no Dicionário Histórico.


No número 120 desta rua situa-se a "Casa Aristides Ribeiro" cujo projecto é da autoria de Viana de Lima.



Sem comentários: