5.11.07

Rua BEATO INÁCIO DE AZEVEDO





Quem foi o Beato Inácio de Azevedo?

"Inácio de Azevedo, também conhecido como Beato Inácio de Azevedo (Porto, 1527 — Oceano Atlântico, 1570) foi um padre português da Companhia de Jesus.

Era filho de D. Emanuel e Dna. Violante, descendentes de famílias da nobreza portuguesa. Aos dezoito anos de idade tornou-se administrador dos bens familiares.

Em 1548, após um retiro em Coimbra, fez opção pela vida religiosa, ingressando na Companhia de Jesus, onde se distinguiu. Foi nomeado como reitor do Colégio Santo António em Lisboa, antes mesmo de concluir o curso de Teologia: tinha então apenas vinte e seis anos de idade.

Concluído o curso, foi enviado para Braga, a fim de assessorar o bispo da cidade na reforma da Diocese. No ano de 1565, São Francisco Borja, confiou-lhe a inspeção das Missões das Índias e do Brasil, tarefa que lhe consumiu cerca de três anos. Em seu relatório, pediu recursos humanos, tendo o santo lhe ordenado que recrutasse, em Portugal e Espanha, elementos para o Brasil. Após cinco meses de intensos preparativos religiosos, a 5 de junho de 1570, Inácio e mais 39 companheiros partiram a bordo do navio mercante São Tiago, enquanto outros trinta companheiros seguiam em vasos de guerra, na frota em que seguia o novo Governador-Geral do Brasil.

Durante a viagem, enquanto passava junto às Ilhas Canárias, a embarcação em que viajava foi capturada pelo pirata Huguenote Jacques Soria, sendo o grupo martirizado na ocasião.

Os Quarenta Mártires do Brasil foram beatificados pelo Papa Pio IX em 11 de maio de 1854." - Publicado na Wikipédia

Para ler mais sobre os 40 Mártires do Brasil: aqui



Esta artéria começa na avenida da Boavista e termina na rua S. João Bosco.


Sem comentários: