5.11.07

Rua VIANA DE LIMA


vianadelima

Foto publicada e localizada aqui

"Alfredo Evangelista Viana de Lima, foi um arquitecto português formado pela ESBAP ( Escola Superior de Belas Artes do Porto), conhecido pela utilização da linguagem Corbusiana em Portugal.

Nascido em 1913 em Esposende, ingressou no curso de arquitectura da escola do Porto tendo-se licenciado em 1938. Participante dos CIAM (Congresso Internacional de Arquitectura Moderna). Colaborou várias vezes com o arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer, uma das quais no projecto de Empreendimento Turístico de Pena Furada, no Algarve. Na sua obra constam a casa Aristides Ribeiro e Honório de Lima (hoje destruída), ambas no Porto, a Faculdade de Economia do Porto, o hospital de Bragança, Bloco de Gaveto (Porto), o Paços do Concelho em Santa Maria da Feira assim como o Tribunal.

Viana de Lima faleceu em 1991 e foi um dos maiores expoentes da Arquitectura portuguesa do século XX. As suas obras, que ainda mantêem os seu título de vanguarda intacto, são importantes lições de arquitectura." - Artigo publicado na Wikipédia

Sem comentários: