23.11.07

Rua Dr. AARÃO DE LACERDA





Nesta rua situa-se o Parque de Jogos de Ramalde do INATEL (Telefone: 226 184684 - Fax: 226 109721) - mais informações aqui: http://www.inatel.pt/desportofra.htm

Aarão Soeiro de Lacerda - Professor universitário e ensaísta (Porto n.1890 - Curia, Anadia f. 7/9/1947). Formado na Faculdade de Direito de Coimbra. (Arquivo da toponímia)

Quem foi o Dr. Aarão de Lacerda?

"

Aarão Soeiro Moreira de Lacerda (1890 - 1947) foi escritor e professor na Faculdade de Letras e Escola de Belas Artes do Porto (EBAP).

Vida e Obra

Aarão de Lacerda acumulou ao longo de sua vida vários títulos e funções. Começou a sua carreira por ser discípulo de Joaquim de Vasconcelos. Com apenas 25 anos, em 1915 organizou a sua primeira exposição de Modernistas e Humoristas, no Porto, juntamente com Diogo de Macedo, João Lebre e Lima e Nuno Simões. Tal exposição foi acompanhada de um programa paralelo de conferências e serões musicais. Nesse mesmo ano publicou a sua obra Da Ironia, do Riso e da Caricatura.
Em 1918, foi nomeado professor efectivo para a regência das cadeiras de História de Arte e Arqueologia artística geral e portuguesa. Também neste ano, foi fundador, juntamente com José Ferreira, Mendes Correia e Luís Viegas da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia.
No ano de 1924, lança O Fenómeno Religioso e a Simbólica que é um actual e valioso estudo sobre antropologia, arqueologia e história da arte portuguesas, expandindo-se para lá do tema da obra. Em 1929, publicou um estudo fundamental intitulado História da Arte Portuguesa, inserido na obra História de Portugal.
Em 1939, Aarão de Lacerda foi nomeado director da Escola de Belas Artes do Porto, por portaria de 23 de Outubro. Mais tarde, a 16 de Novembro assume pela primeira vez a presidência do conselho escolar.
Em 1942, publicou o 1º volume da sua mais famosa contribuição literária, História da Arte em Portugal. Era nessa altura professor de História Geral da Arte (8ª cadeira) na EBAP.
Faleceu em 1947."
Artigo publicado na Wikipédia

Sem comentários: