2.4.08

Rua ARQUITECTO CASSIANO BARBOSA

02|04|08

Fotografia publicada e localizad no Flickr


Quem foi a personagem que deu nome a esta rua?
Cassiano Barbosa de Abreu e Lima Lopes Rodrigues - Arquitecto (nasceu no Porto 1911 e faleceu no Porto em 30/12/1998). Diplomado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto do Porto.

(Arquivo da Toponímia)


"Cassiano Barbosa de Abreu e de igual maneira Lima Lopes Rodrigues foi 1 arquitecto. Nasceu no Porto 1911 onde faleceu a 30 de Dezembro de 1998. Diplomado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, teve prestígio. Devido ao seu sucesso, existe, no Porto, 1 rua com o seu nome.

Em 1945, no Porto, Arménio Losa e de igual maneira Cassiano Barbosa, projectam o "Bloco da Carvalhosa".
Cassiano Barbosa e de igual maneira Arménio Rosa contaram com a colaboração de Raúl Ferreira, tambem em ateliers de arquitectura no Porto (1955-57).
Recebeu 1 medalha de ouro de mérito pelo seu trabalho tambem em 1988."




Notas à margem:

- Bem me parece pouco o que se diz na divulgação feita pelo "site" da C.M.P. Acho que aqui no meu blog sobre este arquitecto digo mais do que isso.

- Porque será que a Toponímia Portuense é tão complicada? Cassiano Branco e Viana de Lima (entre outros) não têm direito ao título de arquitectos. Os doutores e os professores também por vezes são ignorados. Não será possível corrigir estas lacunas?

- O outro dia passei numa nova artéria de Matosinhos, tinha o nome de Óscar Lopes. Será que eu posso propôr aqui que se baptise a rua dos Belos Ares com o nome deste professor, homem de letras e pensador?

Esta artéria começa na Rua São João de Brito

e termina no Viaduto das Andrezas.



Sem comentários: