Como é sabido Paranhos era um antigo couto, pertença da igreja portucalense. A própria palavra tem aquele significado. Com a designação de Vila de Paranhos (vila, propriedade rústica) a encontramos em escritura do Cabido, de 1130, vindo já certamente dos séculos anteriores, porque se lhe referem outros documentos de 1053 e 1048.Também a sua igreja deve datar, pelo menos do século X, porque escrituras de 1123, mencionam padroeiros dela, que já o eram por sucessão de seus maiores.
"Toponímia Portuense" de Eugénio Andrea da Cunha e Freitas
Fotografia publicada no Flickr
A Igreja Matriz de Paranhos, dedicada a S. Veríssimo, padroeiro da freguesia, assemelha-se às igrejas das aldeias e vilas do Norte de Portugal, pelo seu aspecto harmónico. Não sendo a primitiva - que já existia em 1123 – desconhece-se a data de construção da igreja matriz.
Sabe-se apenas que foi reconstruída em 1845 por se encontrar em ruínas e que, posteriormente, foi alvo de sucessivos benefícios e melhoramentos. A fachada tem o corpo central ladeado por duas torres sineiras, uma do século XIX e outra construída em 1946 e dois relógios, um de sol, de 1878, e outro mecânico, de 1857.
No seu interior tem uma só nave separada da capela-mor por um arco cruzeiro. Possui oito altares e um coro definido por gradeamento de ferro e bronze assente em três arcos sobre quatro colunas de pedra que formam o pórtico.
Encontra-se em fase de projecto, a construção da Nova Igreja de Paranhos.
ver mais aqui, no "site" da Junta de Freguesia de Paranhos
Sem comentários:
Enviar um comentário