17.4.08

Um novo nome de rua



Rua Amândio Galhano


(Enólogo responsável pela projecção do vinho verde)


A partir de hoje, a cidade do Porto presta homenagem ao enólogo Amândio Galhano, um dos responsáveis pela projecção da região demarcada do vinho verde, atribuindo o seu nome a uma rua junto ao Hospital de S. João (entre a estrada da Circunvalação e a Travessa da Asprela, na freguesia de Paranhos).
A iniciativa da homenagem, que coincide com o centenário do nascimento do enólogo, partiu de António Martins, um homem que com ele trabalhou na Comissão de Viticultura da Região do Vinho Verde.
Em 2005, apresentou a proposta à Câmara, que foi aceite no ano seguinte.
"Com a cerimónia, que terá lugar hoje pela 18 horas na Casa da Cultura de Paranhos, será finalmente resolvida uma lacuna, de 17 anos, da cidade para com um homem de mérito e com responsabilidades na projecção do vinho vede", afirmou António Martins.


Artigo publicado no Jornal de Notícias


Actualização em Dezembro de 2013:

Breve nota sobre o engenheiro agrónomo Amândio Galhano:

« Amândio Barbedo Galhano, Engenheiro Agrónomo, 1908 -1991 - Uma Vida, Uma Causa. Uma justa e nobre homenagem a QUEM, mais do que ninguém fez o melhor pela grande Região dos Vinhos Verdes. Edição da CVRVV. - Engenheiro Agrónomo. Foi Director da Estação Agrária do Porto, Vice-Presidente da Comissão Técnica Permanente de Viticultura e Enologia, Delegado Permanente de Portugal no OIV, Director do Laboratório da CVR Vinhos Verdes. Delegado activo de Portugal nos congressos e assembleias gerais da OIV e comissões internacionais de Enologia. A partir de 1950 participa no «Plano de Fomento de Adegas Cooperativas». Contribui de forma decisiva na reivindicação para o Registo Internacional da DO "Vinho Verde", atribuído pela Organização Mundial da Propriedade Industrial. Pioneiro do progresso qualitativo do Vinho Verde e da expansão deste produto nos mercados internacionais. - Irmão do antropólogo e fundador do Museu de Etnologia em Lisboa, Fernando Galhano (1904-1995) eram ambos descendentes de famílias de Cinfães (mais propriamente do lugar das Pias). Os Barbedos constituíam um clã com certa notabilidade na região. Foram médicos, eclesiásticos, advogados e comerciantes, nomeadamente alguns deles destacados ourives na cidade do Porto, onde tinham loja aberta na rua das Flores. De um destes ramos de comerciantes, descendia o Eng.º Amândio Barbedo, como ele próprio refere: "Se na família de meu pai havia certas maneiras menos preconceituosas, a de minha mãe era genuinamente burguesa - avô de cepa duriense com loja de ourives na Rua de Flores e avó saída de negociantes de mercearia por grosso na Rua de São João." »

Publicado em Lusawines



Sem comentários: