24.4.08

Rua CARVALHO ARAÚJO

25|04|08

Fotografia publicada no Flickr para a localização clique aqui

"A actual Rua de Carvalho Araújo, chamava-se antes Rua do Couto, de um antigo casal que tinha esta denominação e era foreiro ao Cabido da Sé. Derivaria o seu nome justamente dessa circunstância, visto pertencer ao Couto de Paranhos...."

("Toponímia Portuense" de Eugénio Andrea da Cunha e Freitas )


José Botelho Carvalho Araújo.
(1880-1918)
- Primeiro-tenente da Armada no comando do caça-minas Augusto de Castilho, quando este, em Outubro de 1918, escoltava do Funchal para Ponta Delgada o navio mercante S. Miguel. Perante o ataque de um submarino alemão, o U 139, Carvalho Araújo não hesitou em cumprir a missão que lhe cabia.
Que era: deter o inimigo para salvar o S. Miguel e a vida dos seus 00 passageiros, apesar de saber que não poderia ganhar o combate tão desigual. A luta durou duas horas, até se esgotarem as munições do Augusto de Castilho, mas só depois de o S. Miguel se encontrar a salvo. O último disparo do U 139 atingiu mortalmente o Carvalho Araújo, o seu comportamento heróico ficou registado no livro de bordo do comandante alemão, Von Arnaud de La Periére.

Com Carvalho Araújo morreu também o aspirante Elói de Freitas. Os sobreviventes, alguns deles muito
feridos, conseguiram salvar-se, doze deles depois de vários dias em luta com o mar, numa epopeia que teve por sua vez outro herói – o guarda-marinha Armando Ferraz...

Publicado aqui



Para saber mais sobre o Comandante Carvalho Araújo pode ver a Wikipédia



Imagem publicada aqui


Sem comentários: